Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Julho de 2022 às 19:03
Por: Por TV Centro América

    Imprimir


Prefeitura de São Carlos
'Covid longa' pode acontecer em pacientes independente da gravidade da doença
'Covid longa' pode acontecer em pacientes independente da gravidade da doença

Os sintomas após contrair a Covid-19 podem persistir, o que está sendo chamado pelos especialistas de 'Covid longa'. Segundo a médica infectologista Márcia Hueb, esses sintomas devem ser monitorados caso o paciente já tenha se curado e continua com as sequelas por mais de dois ou três meses.

A 'Covid longa' é quando há a persistência de alguns sintomas da doença após ter o vírus ativo. Os sintomas mais recorrentes são:

  • Fraqueza
  • Fadiga
  • Dificuldade para respirar
  • Alterações no sono
  • Alteração na memória
  • Perda de paladar persistente

A infectologista explicou que fraqueza e dificuldade para exercitar as tarefas diárias já pode caracterizar um quadro de 'Covid longa' e que a melhor opção é investigar o problema.

"O checkup, fazer uma investigação ampla, se aplica em algumas situações, mas é melhor dirigir para o que está acontecendo. Então se tive Covid-19 e não fiquei com sintomas, posso viver a minha vida normalmente. Agora, se já passou dois, três meses e acho que não estou na normalidade, é melhor passar por uma avaliação médica. O profissional que vai determinar quais os exames necessários", disse.

Márcia Hueb disse ainda que estudos realizados por pesquisadores da University College London, da Inglaterra acompanham pacientes que contraíram a doença e estão com a 'Covid longa'. A médica contou que a condição não depende do grau de Covid-19 que o paciente teve.

"Não importa como você teve Covid-19, se foi leve, moderada ou grave, você pode ter 'Covid longa'. Também não importa a idade. Em jovens é menos comuns, mas os adultos mais jovens ou mais velhos podem ter a 'Covid longa', disse.

Ainda não existe um teste específico para detectar. O que os médicos da Inglaterra estão fazendo é recomendar exames para verificar a existência de outras doenças como, por exemplo, a diabetes e a disfunção da glândula tireoide.

Quando esses exames dão negativo, o paciente que já teve o coronavírus há mais de três meses, é um provável caso de Covid longa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453794/visualizar/