Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Julho de 2022 às 13:24
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Tendo como principal tema: “ “Desenvolvimento nacional com implantação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”, o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, passou no mês de julho pelos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Diamantino.

Em Tangará da Serra o encontro foi realizado na faculdade Anhanguera (antiga Unic). Já em Campo Novo do Parecis o Congresso na inspetoria do Crea-MT no município. E em Diamantino na inspetoria do município.

Na oportunidade, o eng. civil e de segurança do Trabalho de Tangará da Serra, Marcelo Albuquerque Bastos destacou durante o CEP na região que considera que as instituições públicas de ensino superior possuem forte papel social, e por isso é interessante que essas faculdades ofertem cursos presenciais das áreas de Engenharias, Agronomia e Geociências, com disponibilidade de horários compatíveis com a realidade socioeconômica regional. “ Essa é uma das propostas que vamos levar no CEP em Cuiabá no mês de agosto para que seja apreciada, quem saber ser eleita e enviada ao CNP”, disse o eng. civil.

Já para o conselheiro suplente de Campo Novo do Parecis, eng. florestal Lazaro Ferreira Rodrigues o CEP realizado no município é de suma importância para os profissionais de Mato Grosso, principalmente da região. “ Essa é uma oportunidade deles colocarem em debate suas dificuldades, sugestões e críticas de forma regional, estadual, onde essas questões serão levadas até o CNP, ou seja, o Congresso Nacional de profissionais em Brasília”, disse Lazaro.

“ O Congresso no município foi bastante produtivo. Esse é um momento de reivindicar perante ao Crea-MT nossos anseios. Durante o encontro destacamos diversos temas, colocando como principal a atuação do Conselho junto as empresas e órgãos estaduais e municipais em defesa do salário mínimo profissional dos Engenheiros, até porque alguns desses órgãos e empresas particulares querem contratar um analista, mas para assumir esse cargo tem que ser engenheiro. E que o Crea continue debatendo essa questão”, explanou inspetor –chefe de Diamantino, engenheiro sanitarista Alberto Duailibi.

O CEP é um encontro realizado a cada três anos, oferecendo aos profissionais vinculados ao Crea-MT um espaço para avaliações, debates e definições de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. Neste ano, o evento passará ainda por outras 13 cidades mato-grossenses até o final do mês de agosto.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego explanou que a meta do evento é integrar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, sociedade e entidades governamentais. Isso se faz possível com aprovação e encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que defendem a discussão de temas centrais.

“As propostas apresentadas durante o CEP serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em Goiânia. O evento tem o objetivo de discutir proposição de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando incentivar a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional”, explicou a coordenadora do 11° CEP, conselheira eng. civil Marciane Prevedello Curso.

Na oportunidade, a diretora-administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes explicou aos participantes do evento sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema. “A instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento e outros”, ressaltou a eng. sanitarista.

Confira a programação dos próximos encontros do CEP:

21/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Pontes e Lacerda – 19h30;

22/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Mirassol D’Oeste – Unemat – 19h;

22/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Cáceres – Unemat – 19h;

28/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Canarana – Crea-MT – 19h;

29/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Água Boa – 10h;

29/07/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Barra do Garças – Unicathedral – 19h;

03/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Rondonópolis – 19h;

04/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Jaciara – 10h;

04/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Primavera do Leste – AEAPL – 19h;

05/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Campo Verde – Inspetoria Crea-MT – 10h;

11/08/2022 – Encontro Regional Pré Congresso em Sapezal – Inspetoria Crea-MT – 19h;

18/08/2022 – Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá – a definir;

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453840/visualizar/