Amor depois dos 60: casais de idosos vivem relacionamento em abrigo de Cuiabá O g1 conta a história de dois casais que se conheceram no abrigo e que compartilham uma rotina de carinho e cumplicidade juntos.
Provando que não existe idade certa para o amor, o casal Maria José da Silva Almeida e João Raimundo Santos, ambos de 84 anos, se conheceram em 2009, no Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, e agora vivem um romance na melhor idade.
Com a chegada da idade e de alguns problemas de saúde, Maria foi perdendo a capacidade de se comunicar verbalmente, no entanto, o carinho e a preocupação com o amado segue sendo notável por meio de gestos.
Ao g1, a assistente social que acompanha o casal, Adeline Magalhães, contou que os dois são inseparáveis. Para ela, a união entre casais no abrigo é uma quebra de preconceito.
"As pessoas acham que quando envelhecem elas perdem esse sentimento de carinho e afeto. Muita gente acredita que o amor só nasce através do sexo, mas não. É convivência, é estar lado a lado. Aqui nós vemos amores de amigos e de casais", disse.
Maria e João estão juntos desde 2009 — Foto: Reprodução
De acordo com Adeline, os casais costumam vivenciar um tempo de qualidade durante as atividades diárias do abrigo. Ela afirmou que a presença de um (a) companheiro (a) nessa etapa da vida proporciona muitos benefícios.
Já o casal Elizabeth Oliveira Couto, de 73 anos, e Pedro Muller, de 75 anos, também se conheceram no abrigo e estão juntos a cerca de dez anos. Ela descreveu a relação dos dois como um laço de muita compreensão, carinho e amizade.
"Os assuntos e as ideias bateram quando nos conhecemos. Posso dizer que nossa relação é de muita sinceridade. O nosso amor é alicerçado nisso. É a nossa essência", expressou.
Elizabeth Oliveira Couto e Pedro Muller — Foto: Victória Oliveira
No dicionário, o etarismo é tido como a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade. Neste sentido, se divertir e, principalmente, namorar acaba sendo visto como algo proibido por meio da frase "não tem mais idade para isso".
Quando questionada sobre como encara os comentários negativos sobre o romance entre ela e Pedro, Elizabeth disse que não se importa.
"Nós também já fomos jovens e quem fala de nós um dia também se tornará idoso e irá entender como vivemos", relatou.
Por fim, em comemoração ao Dia dos Namorados, Elizabeth deixa como conselho para as gerações mais jovens que busquem por amores sinceros.
Comentários