Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 23 de Novembro de 2024 às 09:55
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Marcelo Casal Jr

Mato Grosso registrou, no terceiro trimestre de 2024, a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,3% de desocupação, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). O estado ficou atrás apenas de Rondônia, com 2,1%, e à frente de Santa Catarina, que apresentou 2,8%. No cenário nacional, a taxa média de desemprego foi de 6,4% no mesmo período.

Além do baixo índice de desemprego, Mato Grosso teve a terceira menor taxa de subutilização da força de trabalho, com 7,6%, superado apenas por Santa Catarina (5,1%) e Rondônia (5,5%). Esse índice considera pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e aquelas na força de trabalho potencial, enquanto a média nacional foi de 15,7%.

Outro dado positivo é o percentual de desalentados – pessoas que desistiram de procurar emprego –, que foi de apenas 1%, um dos menores do Brasil, ao lado de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. A média nacional foi de 2,7%, com Estados como Alagoas e Maranhão enfrentando índices muito mais elevados, de 9,7% e 9,5%, respectivamente.

No levantamento, Mato Grosso também se destacou no mercado formal, com 78,1% dos trabalhadores ocupados no setor privado com carteira assinada, acima de muitos outros estados. A informalidade, por outro lado, ficou em 35,3%, abaixo da média nacional de 38,8%, indicando uma economia mais estruturada e menos dependente de empregos precários.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, os números refletem o pleno emprego e o dinamismo da economia estadual. Ele também ressaltou a previsão de novos investimentos em infraestrutura, agroindústria e tecnologia como pilares para manter o crescimento em 2025.

Desemprego no Brasil

A taxa de desemprego no Brasil caiu em 7 das 27 unidades da federação (UFs) no terceiro trimestre de 2024, segundo a PNAD Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE.

Nos outros 20 estados, a taxa se manteve estável, com oscilações menos expressivas, sejam para cima ou para baixo.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_4__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: baseline; text-align: center; width: 970px; height: 0px;">

  • Tiveram queda na taxa de desemprego: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, Bahia
  • Tiveram estabilidade: Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Sergipe, Amapá, Amazonas, Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Acre, Pará, Ceará, Roraima, São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466088/visualizar/