Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Novembro de 2024 às 15:41
Por: Por G1 MT

    Imprimir


O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), anunciou uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no estado, entre elas estão a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT), quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25), durante o lançamento do programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado'.

Durante o evento, uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça. O projeto deve ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A nova pasta, que terá papel estratégico no combate ao crime organizado, deve ser comandada pelo delegado Vitor Hugo, segundo o comunicado do governador.

Até 2019, Mato Grosso tinha a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). No entanto, em janeiro daquele ano, Mendes sancionou uma reforma administrativa, extinguindo nove secretarias e deixando apenas 16 órgãos de primeiro escalão na administração direta. Desde então, todas as questões relacionadas à segurança ficaram sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

Ainda durante o lançamento do programa, foi anunciado a ampliação do efetivo da Polícia Militar, com a convocação de 200 soldados, 30 oficiais e 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, o sistema prisional será fortalecido com a nomeação de 55 novos policiais penais.

Na Polícia Civil, o reforço inclui 15 delegados, 23 escrivães e 56 investigadores de polícia. As contratações visam atender à crescente demanda por investigações e ações de combate às facções criminosas que atuam no estado.

Apesar do anúncio, a data da convocação dos aprovados em concursos no estado não foi divulgada.

Novas delegacias

Para descentralizar o combate ao crime organizado, o governo anunciou a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento às facções, que serão instaladas nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.

Além disso, Mendes destacou que a Polícia Militar terá um novo comandante, que será apresentado ainda nesta semana. A mudança faz parte da reestruturação estratégica para fortalecer o comando das forças de segurança.


O programa

O lançamento do programa marca um esforço conjunto entre governo e instituições de segurança pública para intensificar o enfrentamento ao crime organizado em Mato Grosso. Durante o evento, o governador reforçou o compromisso em promover ações que aumentem a segurança da população e coíbam a atuação de facções criminosas no estado.

Com essas iniciativas, o governo espera reduzir a criminalidade, fortalecer a atuação policial e ampliar a presença do estado em áreas mais vulneráveis à violência.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466101/visualizar/