Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 31 de Janeiro de 2025 às 07:25
Por: Lidiane Moraes/Redação Primeira Página

    Imprimir


As intensas chuvas que atingem vários municípios de Mato Grosso preocupam os produtores rurais. Isso porque já é tempo de colheita em algumas áreas e a umidade pode gerar perdas na safra 24/25. Nessa quarta-feira (29), a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) informou a preocupação dos agricultores.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (IMEA), a colheita da soja, em Mato Grosso, está 17% atrasada em relação ao mesmo período do ano passado.

soja molhada 2Colheita da soja pode ficar comprometida por causas das intensas chuvas em MT. (Foto: Aprosoja)

As regiões mais afetadas, segundo a Aprosoja, são Leste e Médio-Norte, onde os sojicultores estão enfrentando problemas para colocar as colheitadeiras no campo.

Até o momento, 29 municípios decretaram situação de emergência por conta do alto índice de chuva, chegando a um acúmulo superior a 400 milímetros nas últimas semanas. O volume de chuva interfere diretamente na colheita da soja.

Logística

A chuva não interfere apenas nas lavouras. A logística também fica comprometida, em razão dos riscos de buracos nas rodovias, além de atoleiros nas estradas sem pavimentação.

Com a janela mais curta e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido, já que o grão é plantado na sequência da colheita de soja.

A Aprosoja segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para mitigar os desafios enfrentados pelos produtores.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466852/visualizar/