Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 09 de Junho de 2025 às 10:13
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

    Imprimir


Apesar do baixo índice de vacinação contra a Influenza, Mato Grosso ainda não liberou a imunização para o público geral, mantendo-a restrita a grupos prioritários. O estado já recebeu mais de 1 milhão de doses e até agora a cobertura vacinal está abaixo de 30%, com aproximadamente 400 mil doses aplicadas.

Diante desse cenário de baixa procura e o aumento disparo de casos em todo o país, o Ministério da Saúde recomendou, em 22 de maio, a ampliação da vacinação em todo o Brasil, liberando o imunizante para todos, incluindo quem não pertence aos grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso, contudo, estabeleceu que a vacinação contra a gripe só poderá ser ampliada a partir de 1º de julho.

vacinaVacinação (Foto: Rafael Benjamin/SESAU)

Segundo o alerta epidemiológico divulgado na semana passada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MT), somente em maio foram registradas 36 mortes no estado, sendo que a maioria das vítimas — 88,57% — não estava vacinada contra a gripe.

Desde o início do ano, o estado já contabiliza 130 mortes por SRAG, conforme dados atualizados até a Semana Epidemiológica 22. O pico de casos foi registrado há duas semanas, com uma incidência de 6,15 casos por 100 mil habitantes

Outro alerta quanto ao quadro viral veio do relatório do InfoGripe/Fiocruz, também divulgado na semana passada, que aponta 25 estados em situação de risco, incluindo Mato Grosso.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o vírus da gripe (Influenza A) superou a Covid-19 como principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos. Em maio, Mato Grosso registrou 36 óbitos por SRAG, sendo que 88% das vítimas não tinham tomado a vacina contra a gripe.

Idosos são as maiores vítimas

A análise das mortes revela um cenário preocupante:

  • 8 em cada 10 mortes foram de pessoas com mais de 61 anos;
  • 7 tinham entre 76 e 80 anos;
  • Outros 7 tinham mais de 80 anos.

Esse perfil se repete em todo o país, confirmando que a gripe tem impacto mais grave em idosos não vacinados.

Por que a vacina ainda não foi liberada para todos?

Apesar da baixa adesão nos grupos prioritários, Mato Grosso mantém a vacinação restrita a públicos específicos, como:

  • Idosos (60+);
  • Crianças (6 meses a 5 anos);
  • Gestantes;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Profissionais de saúde.

A justificativa é o estoque limitado de doses, priorizando quem tem maior risco. Enquanto isso, especialistas alertam que a ampliação poderia frear a circulação do vírus.

Veja como está a distribuição de doses:

Vacinação contra a gripe em MT

Desde abril, quando começou a campanha de vacinação contra a gripe, Mato Grosso só atingiu 29,54% do público-alvo. A meta é imunizar 90%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/468289/visualizar/