Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 10 de Julho de 2012 às 10:39
Por: Marcos Coutinho/Vinícius Tavar

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), em sua participação no 2 Encontro da Pecuária de Corte, avalia que a elevada tributação praticada pelo governo federal sobre a carne é a maior vilã da cadeia produtiva do setor, além da "alta concentração" das indústrias frigoríficas nas mãos de poucos empresários ou grupos, os quais são financiados pelo próprio governo federal.

"Através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), a União concentrou o setor ao longo de anos nas mãos  cinco ou seis indústrias, o que é prejuidicial, mas a elevada tributação é, sem dúvida, a maior vilã da cadeia da carne. Isso deve ser repensado, porque a situação dos pecuarista inspira preocupação", declarou o deputado matogrossense, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional.

Ainda segundo Pereira, o CADE (Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico) é quem vai analisar o quanto esta concentração do setor prejudica ou não o segmento. Contudo, ressalta o peessedista, a atual conjuntura e essa combinação de fatores (concentração das indústrias e alta taxas de tributos) é "altamente perversa para os pecuaristas, que são o elo mais frágil de a cadeia", acrescenta.

"Com a elevada carga tributária e a concentração, que os pecuaristas avaliam como cartelização, quem perde é o produtor, na ponta, que fica na dependência de poucos frigoríficos, que foram patrocinados pelo próprio BNDES. Então, o maior vilão é o governo", enfatiza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46858/visualizar/