12 pessoas são atacadas por enxame de abelhas em Tangará da Serra Bombeiros e Samu socorreram vítimas com múltiplas ferroadas, tontura e vômitos; oito foram levadas ao hospital
Um ataque de abelhas deixou 12 pessoas feridas na tarde de domingo (31), às margens do Córrego Queima Pé, em Tangará da Serra (MT). O caso mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado foi registrado por volta das 16h30. Ao chegar ao local, os militares encontraram as vítimas com tontura, dores de cabeça, vômitos e múltiplas ferroadas pelo corpo.
Vítimas recebem atendimento do Corpo de Bombeiros após ataque de enxame de abelhas em Tangará da Serra (Foto: Ilustrativa)Algumas pessoas também apresentavam cortes e arranhões provocados pela fuga pela mata na tentativa de escapar do enxame.
Após os primeiros atendimentos, oito vítimas precisaram ser encaminhadas para uma unidade de saúde, com o apoio das ambulâncias do Samu.
Risco e recorrência dos ataques
Ocorrências envolvendo ataques de abelhas não são raras em Mato Grosso. O Corpo de Bombeiros explica que os incidentes aumentam em períodos de reprodução ou em locais de vegetação densa, como margens de córregos e áreas rurais.
Segundo a corporação, reações alérgicas ao veneno podem evoluir para quadros graves, dependendo da sensibilidade da pessoa e da quantidade de ferroadas recebidas. Há registros de meses em que os bombeiros atendem centenas de chamados relacionados não apenas a abelhas, mas também a marimbondos e vespas.
Orientação à população
A recomendação do Corpo de Bombeiros é que a população não tente remover colmeias por conta própria, sobretudo em áreas residenciais ou próximas a matas. A orientação é acionar imediatamente o telefone 193, para que equipes especializadas façam a retirada de forma segura e evitem novos acidentes.

Comentários