Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 09 de Janeiro de 2026 às 13:58
Por: Kamila Arruda/Primeira Página

    Imprimir


Com a divulgação do IPCA de 2025 em 4,26%, o Governo de Mato Grosso enviou à Assembleia Legislativa a base legal necessária para destravar a votação da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais, que será apreciada em sessão marcada para a próxima quarta-feira (14), às 10h.

O índice, apurado pelo IBGE, é o parâmetro constitucional utilizado para corrigir os salários do funcionalismo e recompor as perdas inflacionárias do período. A ausência dessa definição foi o principal fator que impediu a votação do reajuste ainda em dezembro, antes do início do recesso parlamentar.

Assembleia de Mato Grosso determina suspensão de consignados e CDCs com possíveis irregularidades. - Foto: JLSIQUEIRA/ALMTIPCA de 4,26% destrava RGA e Assembleia vota reajuste dos servidores de MT na próxima semana. – Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Antes do fechamento do IPCA, o Executivo estadual trabalhava com uma estimativa de reposição de 4,56%, percentual previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Apesar do índice oficial ter ficado ligeiramente abaixo, a tendência é que o governo mantenha o percentual projetado na Lei Orçamentária Anual (LOA), por já estar incorporado ao planejamento fiscal do Estado.

Leia também – STF derruba decreto da Assembleia de MT que suspendia cobrança de consignados

A definição do índice era aguardada pelo Palácio Paiaguás para formalizar o envio da mensagem à Assembleia, autorizando a tramitação do projeto que trata da RGA.

Para viabilizar a votação, a Assembleia Legislativa decidiu interromper o recesso parlamentar e convocar os deputados para uma sessão extraordinária no próximo dia 14. Segundo o presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), a intenção inicial era resolver o tema ainda no fim de 2025, mas a falta de um índice oficial impediu qualquer deliberação.

Leia também – Governo trava alterações no orçamento e sanciona gastos de R$ 40,79 bilhões para 2026

Além da RGA dos servidores, a sessão extraordinária também deverá incluir na pauta a análise das contas anuais do Governo do Estado e as contas do Tribunal de Contas, que precisam ser apreciadas pelo Legislativo para o encerramento formal do exercício administrativo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/470804/visualizar/