Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 21 de Junho de 2012 às 15:08

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assinou protocolo de intenções para estabelecer diálogo sobre agricultura e desenvolvimento rural entre Brasil e o bloco europeu, nesta quinta-feira, 21 de junho, na Embrapa Solos. A assinatura foi feita em conjunto com o comissário da União Europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos.

O objetivo do documento é promover o entendimento e cooperação técnica bilateral no campo agropecuário e estabelecer canais de comunicação para fortalecer o intercâmbio de informações e facilitar a resolução de problemas.

A cooperação ainda prevê compartilhar pesquisas em produção agrícola, pecuária e floresta – o que, no caso do Brasil, reforça a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no cenário internacional no desenvolvimento tecnológico na área agrícola. “É um trabalho conjunto no combate à fome e à miséria. Colocamos a Embrapa, uma referência em pesquisa neste segmento, à disposição para auxiliar no aumento de produção e preservar o meio ambiente”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

Segundo o memorando, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil e da direção geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia poderão estabelecer grupos de trabalho em temas específicos, exceto aos relacionados às questões sanitárias e fitossanitárias, bem-estar animal e posse da terra.

Dacian Ciolos afirmou que é de interesse da União Europeia investir na parceria com o Brasil. Ele reforçou a necessidade de aprofundar as relações e que estão abertos a negociações. Este é o segundo encontro entre o comissário e o ministro, que haviam se reunido antes em janeiro deste ano, em Berlim.

China

Mendes Ribeiro Filho também se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Agricultura da China, Han Changfu. O representante do governo chinês apresentou propostas relativas ao apoio científico e tecnológico, visando soluções na produção agrícola, além de sugerir investimentos em projetos do agronegócio, para reduzir custos e aumentar a produção.

A parceria ainda seria focada em ações conjuntas e integradas nos fóruns internacionais, como Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Han Changfu também fez convite a Mendes Ribeiro Filho para que participe do primeiro Fórum de Ministros da Agricultura entre Países da América Latina e China, em data a ser definida.

O ministro aceitou participar da reunião do fórum e colocou técnicos da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Mapa para detalhar e discutir as ações propostas pelo governo chinês. Mendes e Changfu devem marcar um novo encontro no segundo semestre deste ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48639/visualizar/