Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Junho de 2012 às 09:55
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


Empresas de beneficiamento e comércio de laticínios deverão informar ao produtor de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 de cada mês. É o que estabelece a Lei 12.669, de 19 de junho de 2012, sancionada pela Presidência da República e publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial da União. A lei ntra em vigor na mesma data da circulação.

Com a medida, produtores vão saber com antecedência quais valores receberão pelo litro de leite entregue às empresas responsáveis pelo processamento. O não cumprimento da lei implica em penalização. Em Mato Grosso, o presidente da Associação dos Produtores de Leite (Aprosleite), Alessandro Casado, diz que a legislação trará segurança ao setor.

"Antes da aprovação, o produtor só sabia o que seria pago pelo leite no dia do pagamento, que ocorria em média 45 dias após ser entregue o produto. Não se sabia quanto seria pago. Agora, poderá fazer os investimentos no mês porque até o dia 25 saberá o valor", destaca Casado.

Pelos cálculos da associação, no estado o valor médio recebido pelo produtor gira em torno de R$ 0,65. Em muitos casos, não cobre os custos de produção e impossibilita investimentos na cadeia, argumenta Alessandro Casado.

"Pode em alguns casos suprir o custo atual, mas deixa-se de ter à disposição valores para fazer investimentos [propriedade, reforma de pastagens, aquisição de animais]", pondera.

Mato Grosso é o 10º produtor no ranking brasileiro com uma produção de aproximadamente 700 milhões de litros ao ano. Responde por 2,3% da produção nacional. Minas Gerais, o maior produtor de leite, produz acima de 8 bilhões de litros por ano, conforme identificou o Diagnóstico da Cadeia do Leite, elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com o diagnóstico, a produção média entre os produtores entrevistados em Mato Grosso foi de 92,59 litros/dia e, em Goiás, 245,05 litros/dia (165%) maior. A produção/vaca em lactação em Mato Grosso foi de 5,92 litros/dia/vaca e, em Goiás, 8,17% litros/dia/vaca (38% maior).

Já a produção total, que refletiu a média geral do estado, chegou a 3,11 litros/dia enquanto em Goiás somou 4,95 litros/dia.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48679/visualizar/