Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Dezembro de 2011 às 16:04

    Imprimir


De acordo com o coordenador da cadeia produtiva de Fruticultura da pasta, Rodrigo Furquim, há 10 anos Mato Grosso tinha cerca de 60 mil hectares destinados à cultura. Devido as doenças Sigatoka Negra e Mal do Panamá houve uma redução drástica na área que, atualmente, é de apenas 6 mil hectares.

As mudas que estão sendo distribuídas foram adquiridas de um laboratório na Bahia e são apontadas como resistentes as duas doenças. O primeiro consórcio a receber as mudas foi o Complexo Nascentes do Pantanal, que compreende os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D"Oeste, Indiavaí, Lambari D´Oeste, Mirassol D"Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

A partir da segunda quinzena deste mês, serão entregues mais 60 mil mudas abrangendo os Consórcios da Região Sul, Portal da Amazônia, Alto do Rio Paraguai e Vale do Guaporé e a Coopervale. "A nossa meta é impulsionar a agricultura familiar em Mato Grosso, incentivar os produtores rurais a produzirem mais e melhor para reduzirmos o percentual de importação de Frutas, Legumes e Verdurasque hoje chega a 70%", destacou o secretário da pasta, José Domingos Fraga Filho.

Para isso acontecer, grande parte dos insumos já está sendo distribuído. O ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar" contempla ainda fosfato, alevinos, cana forrageira, manivas de mandioca, botijões com nitrogênio e sêmen de quatro raças diferentes de gado leiteiro totalizando cerca de 75 mil doses.

A banana é uma das frutas mais utilizadas principalmente no cardápio cuiabano, seja verde ou madura.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66126/visualizar/