Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Outubro de 2013 às 04:27

    Imprimir


O Projeto TCEstudantil recebeu nesta terça-feira (15/10), 27 estudantes do Ensino Fundamental que fazem parte do projeto Parlamento Mirim da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O projeto tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação - SEDUC e as Secretarias dos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães,Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Dom Aquino.

Os estudantes desenvolvem Projetos de Lei que depois são selecionados pelas escolas e encaminhado para o Legislativo Estadual. Uma comissão especial, faz a análise conforme critérios estabelecidos no manual do Parlamento.

O conselheiro Waldir Teis recepcionou os parlamentares mirins e comentou da importância de conhecerem a instituição, ""além de que , esta visita é uma aula que complementará a execução do trabalho de vocês na Assembleia,""disse.

Para a responsável pelo Parlamento Mirim, Hederghay Souza Bastos,"" trazer os deputados mirins para conhecer o TCE- MT, ver in loco o seu funcionamento e saber como se fiscaliza os recursos públicos proporcionam o espírito mais crítico e desenvolverão um melhor trabalho no projeto e, consequentemente, para a comunidade"", finalizou.

João Victor de Almeida, 1º Secretário de Cuiabá e Deputado Mirim, comentou que a visita ao Tribunal foi gratificante,"" pois agora sei como o dinheiro público é administrado e, também, aprendi como podemos colaborar com a sociedade e exercer a nossa cidadania.""

O aluno e deputado mirim, Mateus Alcântara, disse que aprendeu como se julga as contas, como as obras e o dinheiro público são fiscalizados.""É a primeira vez que vim ao Tribunal , mas pretendo vir mais vezes , pois é muito importante estarmos informados para sabermos para onde vai o dinheiro dos impostos pagos pelos nossos pais e como estão sendo investidos.

O grupo visitou o espaço cultural Liu Arruda onde foram apresentadas palestras sobre o Ministério Público de Contas, Ouvidoria Geral e Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia(Geo-0bras).

O TCEstudantil, também, ministrou palestras na terça-feira, no auditório do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), para os cursos de Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, gestão de Logística, Ciências Contábeis e Adminstração.

O Projeto TCEstudantil desde o ano de 2001 a 24/09/2013 realizou 61 eventos, contou com a participação de 14.818 estudantes e foram distribuídos 85.000 gibis e 9.000 DVDs do gibi.

As instituições de ensino que desejarem participar do TCEstudantil podem entrar em contato com a Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT 36132911 ou pelo e-mail sai@tce.mt.gov.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6734/visualizar/