Disputa entre clãs rivais no sul das Filipinas deixa 8 mortos
Ao menos oito pessoas morreram após vários confrontos entre dois clãs muçulmanos rivais desde sexta-feira na ilha de Mindanao, sul das Filipinas, informam nesta segunda-feira as autoridades locais.
Várias unidades do Exército foram mobilizadas para tentar pacificar a situação e acabar com os confrontos que já causaram a morte de oito pessoas de ambos os lados. A disputa entre os clãs se iniciou há quase uma década com a compra e venda de um automóvel.
"Tudo começou com a falta de pagamento de um veículo vendido a um dos líderes dos clãs, e desde então os confrontos são periódicos", relatou o porta-voz do Exército, Daniel Lucero.
Fatos como este são frequentes nas Filipinas, principalmente na região sul, onde os clãs costumam solucionar suas disputas por meio da violência e proliferam os exércitos particulares pagos por políticos e fazendeiros.
Um dos piores casos de violência entre os clãs nas Filipinas aconteceu em novembro de 2009 quando mercenários da dinastia Ampatuan na província de Maguindanao executaram e enterraram em valas comuns 57 pessoas que acompanhavam o comboio eleitoral do candidato rival a governador.
O julgamento contra os autores do massacre de 2009 será retransmitido ao vivo pela internet como ordenou em junho a Suprema Corte das Filipinas.
Comentários