Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 07 de Novembro de 2011 às 08:29
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


O cenário eleitoral de Arenápolis ainda continua indefinido a cerca de 11 meses das eleições municipais do ano que vem, e vários fatores contribuem para esta situação, dentre elas o favoritismo do atual Chefe do Poder Executivo, que caminha para uma reeleição tranquila e praticamente sem adversários. Os nomes colocados até agora ainda não decolaram, comprometendo a intenção da oposição de suceder a atual administração.

Vários nomes estão postos no cenário, como de Jairo da Planta (PMDB), Ney da Saúde (PP), Drº Max (PRP), Rinaldo Ferrari (PPS), e Oliveira Sampaio (PSD). Este último foi derrotado nas eleições de 2008 pelo atual prefeito e ensaia retomar o projeto político de comandar o Paço Municipal “Rogaciano Oliveira Sampaio”, e no ano passado durante as eleições de 2010 para deputado estadual também acabou perdendo a disputa na cidade, isso porque seu candidato o Deputado Estadual José Riva ficou em segundo lugar, atrás de José Domingos Fraga Filho, apoiado por Farid Tenório e seu grupo.

Farid Tenório teve um inicio de administração conturbada, por conta dos inúmeros problemas que ele alega ter assumido das gestões anteriores, como divida com Rede Cemat, Previdência Social, entre outras, dificultando a aplicação de sua política de governo. Com o município inadimplente perante os órgãos estaduais e federais, teve dificuldades de fechar convênios e carrear recursos para obras de infraestrutura e de geração de emprego e renda. O município se encontrava inscrito no SERASA e com títulos protestados, sendo necessário um rigoroso programa de contenção de gastos para solucionar os problemas e equacionar receita e despesas. As dividas e os problemas herdados das gestões anteriores lhe custaram criticas e ações de movimento sindicais da oposição, na tentativa de desmoralizá-lo perante a opinião pública.

Perto de completar três anos de gestão, o quadro é completamente diferente, sua gestão ganhou fôlego, alguns problemas foram resolvidos a duras penas, e uma nova fase teve inicio, com a liberação de recursos para obras importantes, como pavimentação asfáltica, recuperação de estradas vicinais na Zona Rural da cidade, aquisição de veículos para dar suporte às ações de governo, programas de capacitação pessoal para preparar a mão de obra para o mercado interno e externo, entre outras atividades.

O quadro é tão favorável que a administração pode agora realizar um concurso público para contratação de pessoal em várias áreas da administração, e assim melhorar a prestação de serviços a população.

Áreas como Saúde e Educação avançaram significativamente e hoje obtém dados relevantes de otimização dos recursos públicos, o parque de máquinas que antes era muito deficitário foi incrementando e já consegue atender grande parte da demanda existente por serviços no perímetro urbano e rural de Arenápolis.

Diante das mudanças, o quadro político lhe é favorável e sua reeleição já é vislumbrada por parte da população e dos grupos políticos, principalmente dos que lhe apoiaram na eleição passada.

Uma pesquisa estimulada realizada em Abril deste ano, pelo Instituto Prodata/Folha Pesquisas, a pedido do Arenápolis News, simulou cinco cenários, alternando os nomes dos prováveis candidatos.

Embora o número de indecisos seja de 40%, os números eram satisfatórios para Farid Tenório. No primeiro cenário idealizado pelo Prodata/Folha Pesquisas, com o nome de todos os possíveis candidatos, Farid Tenório venceria por uma diferença de 7 pontos percentuais, único cenário em que o número de indecisos fica abaixo dos 30%. O prefeito lidera com 28,5%, seguido de Oliveira Sampaio (PP) com 21,5%, Jairo da Planta (PMDB) com 8,5% e Adisnei Meira, o Nei da Saúde aparece em penúltimo com 6,5% das intenções de voto, o último colocado é o empresário José Mauro (PMDB) (0,5%), que já disputou duas eleições. . Os indecisos somam 28,5% e os que votariam em branco ou nulo 1,5%

Num cenário em que só seriam candidatos Farid e Oliveira, o ex-prefeito venceria com a diferença de 1%, Oliveira Sampaio aparece com 30.5% e Farid Tenório com 29.5%, os que se declaram indecisos chega a 38,5% e brancos e nulos 1,5%.

Já se o atual prefeito fosse disputar com seu vice, Adisnei Meira, venceria facilmente hoje, com uma diferença de 14%, sendo 35.5% de indecisos e brancos e nulos 1,5%. Neste quadro o democrata teria 38.5% e o Nei da Saúde 24,5% das intenções de votos.

Contra o empresário e pecuarista Jairo da Planta, o prefeito também venceria com 14% de vantagem, e aparece com 34%, o peemedebista atingiria 21,5% da preferência do eleitorado, os indecisos 43% e 1,5% brancos e nulos.

No último cenário apresentando pelo instituto, Farid Tenório teria 37,%, e o empresário José Mauro 19,5%, brancos e nulos somavam 1,5% e os indecisos 42%.

O atual Chefe do Poder Executivo venceria facilmente os outros possíveis adversários citados na pesquisa. O instituto utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado via campo, a uma amostra representativa do público pesquisado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou para menos de 4%, e ouviu 200 pessoas no dia 11 de Abril.

Diante deste quadro confortável e após conseguir implantar parte de seu programa de governo, o atual prefeito ainda não se declarou candidato a reeleição, mas seu grupo político tem como certa sua participação no processo político como candidato a reeleição.

Após o carnaval de 2012, as articulações de bastidores serão reiniciadas com vistas às convenções municipais e só daí o cenário estará mais claro, saberemos quem de fato disputará as eleições e entre eles o mais favorito, e é claro, que Farid Tenório leva vantagem sobre os demais por estar à frente do Executivo Municipal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69951/visualizar/