Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Outubro de 2011 às 18:29

    Imprimir


Um projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal de Nortelândia, vereador Rubilan Nunes de Oliveira (PMDB), aprovado pela maioria de seus colegas, institui um programa de reciclagem ambiental participativa no âmbito municipal.

O projeto prevê que o programa terá enfoque humanístico, sistêmico, democrático e participativo, com concepção voltada especialmente para o meio ambiente, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico, político e cultural, sob o enfoque da  sustentabilidade, bem como o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da  multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;

Ele justificou a matéria, afirmando que a geração e a destinação do lixo tornou-se uma das principais preocupações mundiais, e que esse fator só ocorre devido ao crescimento no consumo de produtos industrializados, aliada à elevada utilização dos materiais descartáveis e ao aumento populacional dos países em desenvolvimento, como o Brasil, que se refletem no aumento do volume de resíduos gerados.

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg, somando-se toda produção mundial, que elevam os índices de forma assustadora. Ele informou que cada tonelada de papel reciclado representa 3 metros cúbicos de área disponível nos aterros sanitários, e que a energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts, durante quatro horas. Com a reciclagem de uma lata de alumínio economiza-se o suficiente para manter ligado um aparelho de televisão durante 3 horas. Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80  a 100 anos.

Rubilan Nunes de Oliveira destacou que a cada tonelada de papel produzida, 12  árvores são abatidas, sendo que 1 tonelada de papel reciclado significa economia de três eucaliptos e 32 pneus, árvores usadas na produção de celulose. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.

“Separando todo lixo produzido em residências, comércios e indústrias, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias e poupando os recursos naturais do planeta” alertou o presidente.

De acordo com ele, este projeto visa, além da imediata contribuição ao meio ambiente, formar indivíduos críticos e participativos no que se concerne às questões ambientais, estimulando a sensibilização e a conscientização de toda a comunidade em geral  quanto à temática dos resíduos recicláveis, da coleta seletiva e da reciclagem, bem como o seu reaproveitamento no município de Nortelândia.

“Para que um programa de educação ambiental comunitária obtenha sucesso, as instituições de ensino, devem em primeiro lugar dar exemplo à comunidade, ensinando na prática como faz-se a coleta e demonstrando as vantagens” salientou o vereador.

Na sua visão, para elaboração desta ação, não se faz necessária nenhuma proposta pedagógica complexa, esta prática deve ser trabalhada no cotidiano, como se fizesse parte da cultura comunitária, para que, assim, a população possa adquiri-la e implantá-la por livre iniciativa, inclusive em suas residências, mudando alguns hábitos e costumes, como o simples despejo do óleo de cozinha comum no esgoto, por falta de alternativa de descarte, dando, portanto, um enorme passo rumo à sustentabilidade ambiental.

“Nossa propositura tem por escopo ampliar a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos em nosso Município, interagindo a comunidade,  nessa busca pela sustentabilidade ambiental e saudável para todos nós, natureza e seres humanos” concluiu ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71496/visualizar/