Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Outubro de 2011 às 14:43
Por: Alex Fama

    Imprimir


Pesquisa realizada junto aos eleitores sinopenses aponta que 70% deles são contra o aumento de 11 para 17 vereadores a partir de 2013. 24% dos entrevistados responderam que são a favor, enquanto outros 6% não souberam responder a questão. O levantamento, realizado pela Real Dados, entrevistou 406 eleitores de todos os bairros do município entre os dias 15 e 16 deste mês. A margem de erro estimado é de 4,94% para mais ou para menos.

A pesquisa ainda aponta que 76% dos eleitores entre 35 a 44 anos são contra o aumento. Os eleitores entre 45 a 59 anos 75% contrários; 60 anos ou mais, 66%; 25 a 34 anos, 68%; e 16 a 24 anos, 62%. A profissão dos eleitores se divide entre empregados (39%), dona de casa (19%), empresários (17%), funcionários públicos (8%), aposentados e estudantes (7%), entre outros.

O levantamento ainda contemplou a pergunta se o eleitor tinha conhecimento que a Câmara de Sinop poderia aumentar o número de vereadores de 11 para 17 vereadores. 70% dos entrevistados responderam que "sim" e outros 30% "não".
Já para a questão se a população deveria ou não ser consultada, o resultado foi um "esmagador" 97% para o "sim, deveria ser consultada". Apenas 2% responderam que "não deveria ser consultada, pois os vereadores representam a população".

A população entrevistada foi de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que prevê 50,1% do eleitorado masculino e 49,9% feminino.

Conforme Só Notícias já informou, os vereadores aprovaram decreto para o aumento de seis cadeiras no Poder Legislativo municipal. No entanto, a medida deve ser revogada na sessão da câmara de hoje. A câmara não teria seguido os tramites legais para ampliar a composição de 11 para 17. Seis vereadores votaram a favor do aumento, Gilson de Oliveira (PSD) se absteve e Sérgio Palmasola (PSD), Fernando Assunção (PSDB) e Ademir Bortoli (DEM).

"Faltou sancionar a lei que altera a lei orgânica. Agora, vamos votar, em 2ª votação, a mudança lei orgânica estabelecendo novo número de vereadores. Depois, será votado o decreto fixando quantos vereadores teremos para 2013", explicou o presidente Remídio Kuntz (PSD).

Além disso, várias entidades de classe como OAB, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACES), Associação dos Engenheiros ( AENOR), CUFA, pedem a realização de audiência pública para discutir, com representantes da sociedade, o aumento no número de vagas.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72372/visualizar/