Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Setembro de 2011 às 16:47

    Imprimir


A IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada de 21 a 23 de setembro, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, avaliou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), propôs novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento e debateu os avanços na sua consolidação. O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) foi representado pela presidente Maria Aparecida de Amorim Fernandes. As discussões foram norteadas pelo tema “Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, tendo como foco a erradicação da extrema pobreza nas três esferas”.

Maria Aparecida Fernandes afirma que a Conferência foi muito produtiva e que a maioria dos municípios enviou seus delegados para o evento. “O problema é que alguns municípios não enviaram seus delegados paritários, somente gestores. É preciso incentivar as cidades a enviarem os representantes paritários, para que as decisões sejam tomadas democraticamente”, ressalta. A presidente acrescenta que todos foram muito bem recebidos e incentivados a conhecerem melhor o município. Segundo ela, “um dos pontos destacados durante o encontro foi a necessidade de maior investimento em Assistência Social (atualmente recebe somente 0,14% dos recursos)  por parte do governo do Estado.

Durante a Conferência, além de diversas palestras e apresentações culturais, foram eleitos os 24 delegados que representarão o Estado de Mato Grosso na VIII Conferência Nacional de Assistência Social. A etapa nacional será realizada de 07 a 10 de dezembro, em Brasília (DF).

Sistema Único de Assistência Social: avanços e desafios na contemporaneidade; análise do cenário dos trabalhadores do SUAS no Estado de Mato Grosso; fortalecimento da participação e do controle social e estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS; os Conselhos Estaduais na nova ordem da política de assistência social; o protagonismo da sociedade civil organizada nos espaços públicos, e reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais  e a erradicação da extrema pobreza no Estado de Mato Grosso foram alguns dos temas abordados durante o evento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74756/visualizar/