Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Setembro de 2011 às 19:54

    Imprimir


Criar uma escola estadual de ensino médio na Aldeia Pacaia (Juruna), próxima à Aldeia Paraçu, no município de São José do Xingu é o objetivo de solicitação do deputado Roberto Dorner. O pedido foi encaminhado pela Câmara Municipal de São José do Xingu ao parlamentar, que enviou essa indicação Ministério da Educação.

Segundo Dorner, a Constituição Federal garante ao povo indígena e a todos os povos o direito à educação. Para que esse preceito seja cumprido é necessária a criação de escolas para atender essas demandas. “O objetivo dessa proposta é evitar que os jovens de São José do Xingu tenham que migrar para outras cidades para completar sua formação básica, enfrentando até mesmo situações de vulnerabilidade e risco social”, disse o deputado.

Nesse local há cerca de sessenta alunos de 1ª a 8ª série que precisam dar continuidade à sua formação básica e precisam sair de seu município para concluir sua formação. O parlamentar ressaltou que essa situação deve ser modificada para que os habitantes dessa região dêem continuidade ao progresso pessoal e da região.

Dorner ressaltou que o ministério tem capacidade de atender ao pedido, pois desenvolve, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), diversas ações no sentido de assegurar a oferta de educação escolar indígena de qualidade em todos os sistemas de ensino em que houver demanda.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74879/visualizar/