Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 13:12

    Imprimir


oacir José da Rosa/Agência Freelancer
No morro da Igreja, em Urubici (SC), neve veio acompanhado de forte vento
No morro da Igreja, em Urubici (SC), neve veio acompanhado de forte vento

A umidade associada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul propiciou a ocorrência de neve nos Estados da Região Sul na manhã desta terça-feira. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado (Ciram), pelo menos cinco cidades catarinenses, uma gaúcha e uma paranaense registraram queda de flocos de neve. Com os fortes ventos, a sensação térmica em Caxias do Sul (RS) chegou a -17°C.

Em São Joaquim, onde os termômetros marcavam 2,2°C, com sensação térmica de -6,9°C, nevava "consistentemente" por volta das 10h, segundo o Ciram. Em Lages - que não registrava neve desde 2002 - também houve queda de flocos por volta das 9h. As cidades de Urubici, Água Doce e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina; Campos de Palmas, no Paraná; e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, também foram atingidas pelo fenômeno.

Em Chapecó (SC), de acordo com a Climatempo, o aeroporto local registrava 4ºC às 9h. Mas com as rajadas de até 46 km/h, a sensação térmica chegou aos -11ºC. Segundo o Ciram, a sensação térmica no início desta segunda-feira chegou a -9°C em Urubici, 0°C em Campos Novos, 1°C em Novo Horizonte e 8°C em Florianópolis.

Segundo a Climatempo, o ciclone provoca fortes rajadas de vento sobre todos os Estados do Sul do Brasil, fazendo despencar a sensação térmica. Em Canoas, na Grande Porto Alegre (RS), a base aérea registrou constantes rajadas de vento entre 25 km/h e 50 km/h ao amanhecer. Às 8h, a temperatura real na base era de 11°C, mas a sensação térmica chegava a -1°C.

Em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, a sensação térmica às 9h na região do aeroporto local chegou aos -5°C, durante rajadas de vento de 59 km/h. A temperatura real do ar era de 9°C.

Em Curitiba (PR), depois da chuvarada de ontem que causou alagamentos pela cidade, esfriou muito nesta terça-feira e as fortes rajadas de vento ciclônicas também aumentavam a sensação de frio na manhã de hoje.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, as condições para a ocorrência de neve devem se manter até a tarde desta terça-feira em toda a região Sul do Brasil.

O vento continua forte hoje por todo o Sul do País. De forma geral, as rajadas mais intensas podem variar entre 70 km/h e 90 km/h em todos os Estados. Porém, a velocidade do vento pode superar os 100 km/h em regiões montanhosas, como já ocorreu em Urubici, no alto da serra catarinense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), rajadas de até 107 km/h foram observadas entre 5h e 6h de hoje.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81547/visualizar/