Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Agosto de 2011 às 22:10

    Imprimir


O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizará, no dia 3 de agosto (quarta-feira), de 14h30 às 17h30, encontro técnico com representantes de órgãos públicos e do setor da construção com objetivo de debater melhores práticas na execução de obras públicas de qualidade. O evento também servirá para o lançamento da nova versão do Sistema Geo-Obras.

A realização do encontro técnico foi decidido ainda no mês de fevereiro em uma reunião com a direção do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), quando o TCE assumiu o compromisso de atrair agentes e segmentos que atuam ou respondem por obras públicas para um mesmo fórum de debates. Na ocasião, foi debatida a garantia quinquenal em obras e ficou patente que não se podia debitar apenas às construtoras a responsabilidade pela má qualidade das obras contratadas pelo poder público.

A expectativa é reunir no encontro o governador e os secretários de Estado e coordenadores de áreas de obras e serviços de engenharia, engenheiros, fiscais de obras e controladores internos de órgãos como a Casa Civil, Secretarias Estaduais de Transporte, das Cidades, de Educação e de Industria e Comércio e da Agecopa. Além disso, estão sendo esperados no evento os prefeitos e secretários, gestores ou líderes de pastas ligadas a obras dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Colíder e Barra do Garças.

Na reunião realizada em fevereiro, que também contou com a presença de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios e da Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana, o conselheiro presidente Valter Albano disse ser “necessário romper com o ciclo vicioso da ineficiência das obras públicas”. Todos os presentes concordaram que a existência dos problemas em obras era um fato histórico, notadamente em consequência da falta de planejamento, deficiência de projetos básico e executivo e de execução.

Encontro técnico

O encontro será realizado na Escola Superior de Contas, de 14h30 às 17h30, e contará com duas apresentações técnicas. A primeira, com o tema “as causas que impactam negativamente a qualidade de obras públicas – conclusões da reunião preliminar entre TCE/MT, SETPU, AMM e Sindiscon”, será feita pela secretária de Controle Externo e Serviços de Engenharia do TCE, Narda Consuelo.

A segunda, ”melhores práticas no planejamento, execução e controle de obras públicas”, será feita pelo auditor do TCE de Pernambuco Elci Pessoa.

No final do encontro, o Tribunal de Contas fará, ainda, o lançamento da nova versão do Sistema Geo-Obras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81636/visualizar/