Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Agosto de 2011 às 20:55

    Imprimir


Especialistas de 30 centros nacionais e internacionais de pesquisa vão discutir, esta semana, métodos de diferentes países contra os impactos das mudanças climáticas na agricultura. A primeira reunião regional do Projeto de Intercomparação e Aprimoramento dos Modelos Agrícolas (AgMIP) começou nesta segunda-feira, 1º. de agosto, em Campinas (SP), e segue até sexta-feira, 5 de agosto.

O encontro é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto com a Universidade de Campinas (Unicamp) e o Ministério do Meio Ambiente. O workshop será na sede da Embrapa Informática Agropecuária.

Cerca de 70 especialistas das áreas de modelagem de culturas, clima e economia vão discutir e fazer a comparação entre modelos agrícolas. Diversos países, cada um com seu método e proposta, apresentarão resultados de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura local.

A agenda técnica do evento em Campinas prevê uma visita à área do experimento tipo Free Air Carbon Dioxide Enrichment-FACE, instalado na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP). A visita vai avaliar os efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono atmosférico na produtividade agrícola. O encontro reunirá especialistas da Argentina, Estados Unidos, da África do Sul e Gana.

Saiba mais

O primeiro workshop do Projeto Intercomparação e Aprimoramento dos Modelos foi realizado na Califórnia, em outubro de 2010, quando foram definidas as bases científicas para a comparação dos modelos. Também foi acertada a realização de reuniões regionais para testar as metodologias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81642/visualizar/