Produtos grátis em lojas especializadas viram arma para empresários
Comprar sem precisar pagar. A cena é pouco comum no Brasil, mas já amplia oportunidades para que micro e pequenos empresários tracem estratégias de negócios.
O "tryvertising" (experimentar antes de comprar) chegou ao Brasil há pouco mais de um ano. Nas lojas de amostras grátis, o cliente faz cadastro, paga taxa anual de R$ 50, em média, e retira cinco produtos por mês de graça. Depois, responde pesquisa sobre os itens escolhidos.
"Para empresas, o modelo permite a troca de informações pelo produto", diz José Ricardo Scaroni, professor da ESPM-RJ (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
"Pequenas empresas não têm hábito de fazer pesquisa", diz Luiz Gaeta, sócio do Clube Amostra Grátis. Lá, diz, 50% das 400 empresas anunciantes são micro, pequenos e médios negócios.
Além de abastecer o empresário de dados, as lojas são canal de divulgação. "Espero aumentar as vendas", diz Mauro Galvão, 47, sócio da Pettdrink, de bebedouros portáteis para animais.
Há dois meses, o empresário e a sócia, Ana Carolina Galvão, 37, colocaram 300 artigos na loja. "O custo-benefício está sendo bom, porque, pelas respostas, já posso traçar estratégias", diz ele.
Para expor o produto por três meses, Galvão desembolsou R$ 3.000. O valor, contudo, varia conforme o número de itens, o tempo de exposição e a elaboração da pesquisa -se for criada pela loja, será cobrada taxa adicional.
"[A experimentação] pode criar hábitos de consumo", diz Stelvio Bruni Rosi, diretor da Rede Amostra Grátis.
Mônica Lacerda, 33, sócia da Essenza Reale, de perfumaria, investiu R$ 10 mil neste mês para divulgar cem produtos no Rio de Janeiro.
Em 2010, Lacerda expôs 70 perfumes em São Paulo.
"Colocamos embalagens que sabíamos que tinham problemas." Segundo ela, a missão era ter certeza de que o frasco não era adequado.
"O empresário deve ter objetivo, senão, dificilmente [o serviço de amostra grátis] vai ajudar", pontua Scaroni.
INVESTIMENTO
O gasto para expor os produtos em lojas de amostas grátis vai de R$ 4.000 a R$ 30 mil, segundo tempo de exposição e quantidade de itens.
Pesquisa simples, com 20 perguntas, feita com cem pessoas, custa R$ 15 mil em empresas especializadas, segundo a Marka Criativa, de pesquisa.
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