Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Julho de 2011 às 19:21

    Imprimir


Desde março, quando a usina nuclear de Fukushima foi atingida pelo tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, produtos vindos daquele país estão com dificuldades para chegar às mesas de bares e restaurantes.

O saquê é um dos itens que pode chegar à escassez, se a situação não se normalizar.

Enquanto produtos como alga e shoyu são procurados em fontes alternativas, como Coreia e China, o saquê tem o Japão como um dos seus produtores mais importantes.

A alternativa dos comerciantes é apostar no saquê brasileiro, mas existe resistência. "Saquê brasileiro aqui não sai", diz Margarida Haraguchi, do Izakaya Issa, que serve garrafas estocadas ou reservadas anteriormente.

Para que produtos vindos de determinadas áreas do Japão sejam comercializados, é preciso que seus negociantes apresentem declaração do governo japonês e um laudo que comprove limites de radiação aceitáveis.

Além disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) utiliza contadores para medir a radiação das embalagens e faz uma posterior análise de algumas amostras desses alimentos.

A importadora Tradbras, entretanto, que comercializa cerca de 30% do saquê trazido para o Brasil, diz cumprir todos os procedimentos anunciados, mas ainda ter produtos parados no porto.

"Já enviamos representantes ao Ministério da Agricultura e à Anvisa, mas não adiantou", diz Celso Ishiy, responsável pelas importações da marca.

ATRASO

Com o atraso na chegada dos carregamentos, das 15 marcas distribuídas, hoje apenas três estão disponíveis. "O estoque de alguns itens já não existe. Só estamos vendendo para clientes que já reservaram."

A Anvisa afirma que, nessas condições, o bloqueio da carga acontece apenas na falta dos documento requeridos. O órgão, entretanto, não informou quantos contêineres já foram liberados desde que a usina foi atingida.

Alexandre Iida, da Adega de Sake, acha que a situação vai se normalizar até o final do ano. "Por enquanto, está sendo possível atender as solicitações com o estoque."

Evandro Aguiar, do bar de saquê Itigo Sake House, diz que oito rótulos, dos 32 que oferece, deixaram a carta ou tiveram de ser trocados por outros. "Algumas marcas muito conhecidas precisaram ser substituídas", diz.

MAIS UM BRASILEIRO É ESPECIALISTA

Alexandre Iida, da Adega de Sake, é o terceiro brasileiro a receber o certificado de especialista do Sake Service Institute do Japão. Para tanto, ele atestou seu domínio sobre o fermentado, a língua, a história e a tradição do país. Ele pretende, em breve, oferecer um curso de formação semelhante em parceria com universidade brasileira.

ONDE BEBER E COMPRAR

ADEGA DE SAQUÊ

ITIGO SAKE HOUSE
Al. Lorena, 871, Jardim Paulista, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3062-7875

IZAKAYA ISSA

KINOSHITA

PUB KEI
Av. Paulista, 854, loja 69, Cerqueira César, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3145-1741






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82275/visualizar/