Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 21:21

    Imprimir


A atuação em conjunto dos entes responsáveis pela melhoria do sistema de saúde que atende aos doentes mentais encarcerados foi uma das propostas dos juízes Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e Geraldo Fernandes Fidelis Neto, respectivamente, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e titular da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, durante a audiência pública Saúde Mental e Direitos Humanos.


O evento foi realizado no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado. Na oportunidade, foram debatidos problemas e soluções ligados à questão dos doentes mentais em cumprimento de medidas de segurança.

“É como se tivéssemos uma chaga e tratássemos com um tampão. Os próprios trabalhadores da saúde enfrentam dificuldades e lutam para manter a sua sanidade mental diante das muitas demandas e da total falta de estrutura, medicamentos e médicos. O tratamento mais adequado é a reinserção social. Para isso precisamos do apoio do Estado e também da família. Muitas destas pessoas têm condições de retornar para casa, já não oferecem mais periculosidade, basta fazer o exame adequado que assegure isso”, disse o juiz auxiliar Jorge Tadeu.

“Devemos buscar articulações para resolvermos os problemas. Todos queremos melhorar o sistema que temos hoje. Atualmente temos 16 pessoas internadas nestas condições e uma fila de 23 pessoas para ingressarem no sistema”, informou Geraldo Fidelis, que desenvolveu o Mutirão Carcerário na Capital.

Os participantes debateram o papel do Estado e da sociedade em relação aos pacientes, direitos humanos e a reinserção social. O evento realizado na tarde desta quinta-feira (26 de setembro) foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, presidida pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro, pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região e pela Defensoria Pública do Estado.

A Corregedoria, por intermédio dos juízes Jorge Tadeu e Geraldo Fidelis, já vem desenvolvendo ações em prol da melhoria do sistema, a exemplo do Fórum Mato-Grossense para Modernização e Humanização do Sistema Penitenciário do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8488/visualizar/