Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 05 de Julho de 2011 às 09:09
Por: Vania Costa

    Imprimir


Conforme dados oficiais, o número de consumidores de livros no Brasil aumentou nos últimos dez anos em 150%. Passou de 1,8 livros por ano em média, para 4,7. Apesar do aumento, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), disse que o índice de leitura anual no Brasil ainda é pequeno comparado ao de países mais desenvolvidos.

Pinheiro demonstrou sua preocupação na tribuna da Assembleia Legislativa na última quinta-feira (30), quando apresentou um Projeto de Lei que institui a “Semana de Incentivo à Leitura no Estado de Mato Grosso”. “É baixo não só por estar muito aquém dos de países desenvolvidos ou até mesmo de alguns países em desenvolvimento, mas também porque inclui os livros didáticos, de leitura obrigatória”, apontou o deputado.

“Nosso grande desafio é a formação de leitores, mas o que a pesquisa demonstra é que podemos ter uma esperança já que 15% do mercado correspondem aos livros infanto-juvenis”, enfatizou Pinheiro.

Segundo o parlamentar uma das suas preocupações é que as compras governamentais de livros técnico-científicos mais voltados à formação profissional e ao público universitário não acompanham o aumento do interesse pelo setor.

Emanuel Pinheiro citou dados oficiais, onde apontam que dos 28,7 milhões de exemplares de livros técnico-científicos vendidos em 2009 (18,3% a mais que em 2008), os governos adquiriram apenas 182,8 mil. “A compra governamental nesta área é baixíssima e se dá, principalmente, por meio do próprio aluno universitário e das universidades, o que demonstra a necessidade do brasileiro se qualificar e que, hoje, somente o ensino médio não basta para garantir o ingresso no mercado de trabalho”, esclareceu Emanuel Pinheiro.

“Acredito que a leitura é um importante fator de criação de consciência cidadã e de desenvolvimento da sociedade”, destacou.

A Semana de Incentivo à Leitura servirá como um marco no calendário estadual, uma oportunidade para se colocarem em prática políticas públicas nessa área da cultura. Será também um momento em que as escolas públicas e órgãos municipais afetos à questão poderão refletir e transmitir a importância e o gosto pela leitura para todas as idades.

Para Emanuel Pinheiro a criação dessa semana é o mínimo que o poder público poderá fazer pela cultura de Mato Grosso. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84949/visualizar/