Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Julho de 2011 às 08:06

    Imprimir


O barco francês Dignité Al Karama, que integra a flotilha internacional que pretende furar o bloqueio da faixa de Gaza, conseguiu deixar a Grécia e navega em direção ao território palestino, anunciaram os organizadores.

A embarcação de 19 metros de comprimento e com oito pessoas a bordo, incluindo o líder da extrema esquerda Olivier Besancenot, está em águas internacionais e até agora é o único barco da flotilha que conseguiu partir de águas gregas.

"O barco não está registrado. Não estava no porto de Pireu [onde estavam as outras embarcações da flotilha]. Estava em outro lugar e, assim, conseguiu evitar a vigilância da guarda costeira grega", declarou à Jean Claude Lefort, ex-deputado comunista e porta-voz do grupo "Um barco francês para Gaza".

O Dignité Al Karama é um barco particular que não foi registrado pelas autoridades marítimas gregas, ao contrário dos outros navios da frota que desejam romper o bloqueio que Israel impõe a Gaza e levar ajuda a sua população.

"Pode transportar combustível e alimentos. E avança para Gaza", disse Lefort.

A Grécia proibiu na semana passada a saída de barcos de suas águas com destino a Gaza. Israel ameaçou recorrer ao uso da força para impedir a aproximação das embarcações.

Em maio de 2010, nove passageiros do navio turco "Mavi Marmara", que pretendia romper o bloqueio israelense, morreram em um ataque da Marinha israelense que pretendia impedir sua chegada a Gaza.

+ Canais






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84960/visualizar/