Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 07:58

    Imprimir


“Os Estados Unidos se transformaram no maior produtor de etanol do mundo em poucos anos, em cinco, dez anos, saíram do zero para o maior produtor do mundo. Passaram o Brasil por uma iniciativa muito simples: Implantaram suas fábricas de etanol no meio da zona de produção de milho, e ai ficou fácil para fazer a transformação. Portanto, esse é o desejo que temos para Mato Grosso. Melhor dizendo, essa realidade é, antes que um desejo, uma necessidade”, disse hoje (26.09), o senador Blairo Maggi durante o lançamento oficial do plantio da safra de soja, em Sinop/MT.


 
Em apelo à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para incluir na pauta a questão, Maggi destacou a produção expressiva de milho em Mato Grosso, citando que nem todos os problemas no Estado estão na logística.


 
“Muitos já falaram da questão de logística, que realmente é um problema grave que temos, e que daqui a 100 anos as pessoas que estiverem sentadas em nossos lugares, estarão com toda certeza já com as hidrovias funcionando, com as ferrovias reportadas, rodovias todas duplicadas e ainda assim, estarão dizendo que estão longe dos centros, dos consumidores e também dos portos. Então, precisamos buscar soluções para nossos problemas”, disse Blairo.


 
Segundo o parlamentar, todos os anos a safra de milho em Mato Grosso ultrapassa 20 milhões de toneladas de grãos, mas, o apoio do Governo aos produtores na equalização dos preços do grão tem ‘prazo de validade’.


 
“Todos os anos o governo tem ajudado os produtores na equalização de preços, ou na ajuda de transporte para amenizar e aumentar a receita e a renda dos produtores. Mas, isso para mim não é sustentável, isso também tem tempo para acabar e nós vamos ter que buscar outra solução”, disse.


 
Para Blairo a saída mais viável é que o Estado passe de produtor de milho para fabricante de combustível de etanol a partir desse grão. “Se nós não buscarmos uma saída para esse milho produzido no Centro-Oeste, principalmente no Estado do Mato Grosso, nós não teremos onde colocá-lo. Também não teremos comprador com recursos suficientes para bancar os custos de levar essa produção embora”, alertou.


 
O senador encerrou seu discurso dizendo à ministra que esse assunto é pauta de encontro que acontece amanhã (27.09) em Sorriso. “Essa é uma pauta Ministra, para nós aqui, amanhã, e que vamos discutir com o Governo muito em breve. Estamos tratando as questões econômicas e técnicas da implantação disso, mas com certeza passará por uma questão política também, porque o Governo tem, ou melhor, nós temos a necessidade de um Governo presente na regulação e presente também no auxílio de vários projetos que podem ser colocados aqui no Estado de Mato Grosso”, concluiu. (Colaborou Site Só Notícias)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8563/visualizar/