Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 29 de Junho de 2011 às 15:54
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


AgitosRosario
Taborelli disse que a Polícia estava coibindo venda e uso de bebidas para menores de idade
Taborelli disse que a Polícia estava coibindo venda e uso de bebidas para menores de idade

O secretário de cultura e turismo de Rosário Oeste (a 150 quilômetros de Cuiabá), Edvaldo Lidio Ferreira, foi preso e outras 40 pessoas foram detidas pela Polícia Militar durante a comemoração do aniversário de 150 anos da cidade.

A informação é do próprio secretário, responsável pela organização do evento. Ele disse, em entrevista ao MidiaNews, que as prisões foram efetuadas de maneira arbitrária tenente-coronel da Polícia Militar, Pery Taborelli, chefe do Comando Regional II. Ele denunciou o comandante por abuso de poder.

"O coronel Taborelli acabou com o aniversário de 150 anos de Rosário Oeste. Foi uma truculência sem tamanho, as pessoas eram revistadas como se fossem bandidos. Ele os soldados da PM tocaram o verdadeiro terror na cidade", informou o secretário.

O secretário disse que os abusos começaram no primeiro dia de festa, quinta-feira (23), quando o grupo de pagode Raça Negra se apresentou. Segundo Ferreira, assim que o show acabou, por volta das 1h30, o coronel Taboreli pediu para que o som fosse desligado. Além disso, freqüentadores da festa teriam sido mandado ir embora para as suas casas pela guarnição.

"O alvará de liberação da festa era para até as 3h, mas o Coronel começou a revistar as pessoas e as mandar para casa. As viaturas saíam lotadas de gente que foi prestigiar a festa", disse o secretário.

Segundo Ferreira, em algumas situações, a militar chegou a usar da força para acabar com a festa popular. "Eu vi quando uma moça foi levantada pelo Taborelli sendo segurada pelo fundo da calça jeans, uma verdadeira humilhação. Teve um rapaz que a PM tirou o som do carro dele e guinchou o veículo", contou o secretário.

Na sexta-feira (24), segundo dia de festa, houve uma apresentação de show de calouros. Segundo Edvaldo, assim que as apresentações se encerraram, o som teve que ser desligado a pedido da Polícia Militar.

"Eles pediram para desligar o som, uma banda ia começar o show e o vocalista anunciou que a PM pediu para desligar o som. Assim que ele desceu do palco, foi cercado por policiais fortemente armado, parecia que era uma operação de guerra", confidenciou.

Ferreira disse ainda que chegou a ser preso, a pedido do coronel Pery Taborelli. "Eu estava tentando organizar a comemoração e intercedendo pelas pessoas que estavam na festa. Fui levado para a delegacia e fiquei detido até as quatro horas da manhã", disse.

Segundo o secretário, a pressão da Polícia Militar sobre os festejos da cidade de Rosário Oeste assustou moradores, visitantes e causou prejuízos até aos comerciantes que tentaram ter um lucro extra com a comemoração dos 150 anos do município.

"Trabalhadores que iam receber R$ 50 por dia, acabaram tirando apenas R$ 30. E outra, até o aluguel das barraquinhas os comerciantes não conseguiram pagar, um prejuízo muito grande", finalizou.

Secretário teria lucro com as bebidas

Pelos menos 40 pessoas foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil. O coronel Pery Taborelli, procurado pelo MidiaNews, negou as acusações do secretário Ferreira. Ele afirmou que a ação do grupamento foi para coibir o uso e venda de bebidas alcoólicas para menores.

"A função da polícia é garantir a ordem e segurança. Durante a festa, percebemos que havia muitos menores consumindo bebidas alcoólicas. Tivemos que deter, para que a situação não saísse do controle", afirmou o militar.

Taborelli acusou o Ferreira de estar querendo tirar vantagens financeiras com a festa de aniversário da cidade. Segundo o coronel, o palco da festa foi montado na avenida principal da cidade, bem na frente de um bar que é de propriedade do secretário Edvaldo Lidio Ferreira.

"As acusações do secretário de cultura são descabidas. Ele reclama porque ele foi prejudicado com a ação da PM. O palco da festa foi montado na frente do seu bar. Assim ele lucrava com a venda de bebidas alcoólicas, inclusive vendendo para menores de idade. O secretário precisar saber que ele tem um papel social e, principalmente como agente social. Mas, a preocupação dele foi com o lucro que o bar dele deixou de ganhar. Ele foi sim detido pela PM, pois estava atrapalhando o trabalho dos policiais", contou o comandante.

O coronel apontou falhas graves na segurança do local onde o palco da festa foi instalado. "A festa foi organizada sem os principais requisitos de segurança. Tinha alvará expedido pela prefeitura, mas o palco foi montado em um local sem rota de fuga. Além do mais, era notório a falta de fiscalização em venda de bebidas alcoólicas para menores. A Polícia teve que agir para que a comemoração não acabasse em tragédia", argumentou Taborelli.

Pedido de afastamento

Diante da confusão criada no entorno da festa de comemoração da cidade, o prefeito de Rosário Oeste, Joelmil Araújo (PMDB), interviu juntou à Casa Militar, órgão ligado ao governo do Estado, durante a festividade.

Ele pediu o afastamento do coronel Pery Taborelli do comando da PM local até que as comemorações fossem encerradas. O pedido foi atendido e a festa foi encerrada com o show regional da dupla Nico e Lau.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85666/visualizar/