Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Setembro de 2013 às 15:57
Por: Katiana Pereira

    Imprimir


As investigações feitas por agentes da Polícia Judiciária Civil na operação “Cartas Marcadas” mostram que o advogado Ocimar Carneiro de Campos - casado com a jornalista Milena Battini Volcov de Campos, foi peça fundamental na ação criminosa que desviou cerca de R$ 490 milhões dos cofres do Estado de Mato Grosso. 


 
Conforme ficou apurado, “seu papel era encobrir as ações de Gilmar Donizete Fabris, servindo de ‘testa de ferro’ do referido deputado”, apontam os delegados que deflagraram a operação. Os agentes informam ainda que Milena é irmã de Anglisey Battini Volcov, companheira de Gilmar Fabris, que atuava como advogada no esquema. 


 
No inquérito ficou apurado que o grupo criminoso, composto pelas 20 pessoas indiciadas, causou prejuízo de R$ 493.907.803,08 ao erário público, com a emissão sobrevalorizada de certidões de créditos.


 
Conforme as autoridades policiais, os cálculos das certidões de créditos foram sobrevalorizados de forma dolosa e tiveram homologação sem qualquer conferência, tanto pela Procuradoria-Geral do Estado como pela Secretaria de Estado de Fazenda. “Foram lineares, sobrevalorizados e desconsideraram o histórico funcional de cada agente”.


 
Com a falsa promessa de que intermediaria a negociação entre o Sindicato dos Agentes da Administração Fazendária de Mato Grosso (SAAFMT) e o Estado de Mato Grosso foi colocado à frente de todas as medidas relacionadas à Ação Ordinária 30.884/96.


 
Alto escalão envolvido


 
A Polícia Civil todos os envolvidos por violação de sigilo funcional, falsificação de papéis públicos e formação de quadrilha. Entre os indiciados está Éder de Moraes Dias - então Secretário de Estado de Fazenda; Dorgival Veras de Carvalho - então Procurador-Geral de Estado; o deputado estadual Gilmar Donizete Fabris.


 
Foram indiciados pela prática do crime de falsificação de papéis públicos: Izaias Camacho Barros, Antônio Leite Barros, Edmilson José dos Santos (então Secretário de Estado de Fazenda), Dilmar Portilho Meira (Procurador de Estado), Gerson Valério Pouso (Procurador de Estado) e Maria Magalhães Rosa (à época Procuradora-geral do Estado em substituição).


 
Além de três advogados, sendo eles: Rogério Silveira e Ocimar Carneiro de Campos, Enelson Alessandro Nonato, Aglisey Battini Volcov (então companheira do deputado estadual Gilmar Fabris). 


 
Os outros indiciados são: João Vicente Picorelli -então presidente do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária -SAAFMT; Alexandre de Freitas - então vice-presidente do SAAFMT; Marcelo de Jesus Fonseca - então diretor financeiro do SAAFMT; José Constantino Chocair Junior, Enildo Martins da Silva. Nelson Pereira dos Santos - então Subprocurador-Geral de Estado Adjunto e João Virgilio do Nascimento Filho - então Procurador-Geral de Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8604/visualizar/