Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 14 de Junho de 2011 às 22:38

    Imprimir


O fórum Contexto Ambiental e Agronegócio — Das conferências da ONU ao dia-a-dia do produtor rural brasileiro, organizado pelo Portal Dia de Campo, acontece dia 30 de junho em Uberlândia, Minas Gerais. O evento vai reunir pesquisadores renomados e importantes nomes do setor público para discutir a sustentabilidade do campo na prática.

Um dos palestrante do painel Ações Sustentáveis via ILPF é o produtor rural Ake van Der Vinne, um dos pioneiros na adoção do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Com experiência prática no assunto, Ake vai falar sobre rotação de pastagens e os principais cuidados na adubação e recuperação do pasto para evitar a degradação do solo. “Para manejar o gado corretamente é preciso fazer o pastejo rotacionado, escolher o tipo de gramínea correta e fazer uso de árvores. Com a rotação, o pasto descansa e o produtor quebra o ciclo do carrapato. A técnica é importante também para não degradar a área a pasto”

Ake destaca que na ILPF é comum ter pastagem de alta produção porque ela é recuperada através de lavoura, possibilitando a produção de até seis cabeças por hectare. “Mas é importante que o produtor coloque apenas a quantidade de cabeças certa para cada hectare. Do contrário, ele não obterá lucro, já que o gado não ganhará peso e o meio ambiente será agredido”, ressalta o produtor.

O Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Derli Dossa, que é o Coordenador do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) também será um dos integrantes do segundo painel do evento. “O Brasil é o 14º país emissor de gases de efeito estufa no mundo. Traçamos 6 objetivos principais para suavizar as ações do efeito estufa do campo no curto prazo. O principal deles é a recuperação de áreas degradadas, onde se fixou uma meta de 15 milhões de hectares recuperados para os próximos 10 anos”

Dossa diz que a grande preocupação é treinar técnicos e produtores capacitados que façam as mudanças acontecerem. “Queremos estimular a ILPF. Em uma área de 4 milhões de hectares, pode-se produzir alimentos, plantar florestas e introduzir a pecuária. O Brasil tem hoje 27 milhões de hectares em andamento no plantio direto e teria condições de aumentar em 8 milhões de hectares a área de produção neste sistema conservacionista. Outro plano é o plantio de 3 milhões de hectares de floresta, principalmente eucalipto e pinus, nos próximos 10 anos”, explica.

Diretor Executivo do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), o consultor em gestão estratégica Edeon Ferreira será um dos palestrantes do painel Desafios e Soluções. Durante o evento, o coordenador do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso e integrante da Câmara de Logística e Transporte do MAPA vai falar sobre os desafios de produtividade e a logística do transporte de grãos no Brasil. Ele vai abordar as barreiras logísticas e mercadológicas do meio rural. “O produtor brasileiro é extremamente competente em nível de campo e de fazenda, mas começa a perder a competitividade quando o assunto é logística, por exemplo, no momento em que não faz a operação de venda na hora certa”, exemplifica.

Um dos objetivos do Cesb é aumentar a produtividade da soja por hectares na mesma lavoura, ou seja, sem precisar expandir a área de produção. “Criamos o Desafio Nacional da Máxima Produtividade da Soja. A meta é mudar a produtividade média da soja no Brasil dos atuais 3 toneladas por hectare para 4 toneladas por hectare até a safra 2015, sendo até 2020 para a Região Sul. Para isso estamos difundindo tecnologias modernas”, diz Ferreira.

Para ter acesso à programação completa com horários e nome de todos os palestrantes clique aqui.

INSCRIÇÕES — Os interessados em participar do Fórum Contexto Ambiental e Agronegócio devem entrar na página do site do evento www.diadecampo.com.br/forumsustentabilidade e preencher o formulário. Estudantes, pós-graduandos e grupos de empresas acima de três participantes também têm desconto. Confira aqui a tabela de preços das inscrições para o fórum.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87710/visualizar/