Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 11 de Junho de 2011 às 14:20

    Imprimir


O Dia das Mães foi o principal incremento nas vendas no mês maio. A data que já é considerada para o comércio como o segundo Natal, registrou crescimento de 6,3% nas consultas efetuadas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito, o que aponta consequentemente para um incremento nas vendas. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) para a data era de aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o diretor de Serviços e Produtos da CDL, Maurício Pugas, o consumidor correspondeu ao apelo do comércio para a compra de presentes das mães. “O movimento foi acima do esperado, o que nos deixa satisfeitos. Acreditamos que as promoções e as facilidades de pagamentos são as responsáveis pelo incremento, tendo em vista que no cenário geral, a inflação está voltando e, com ela também, o aumento das mercadorias em alguns segmentos”, explicou.

Se por um lado, o comércio celebra o lucro do Dia das Mães, por outro lamenta o aumento da inadimplência. Maio foi o mês que obteve o maior número de inserção de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) com alta de 116% na comparação com maio de 2010. O número de registro chegou a 4.742, isto é, 495 inserções a mais que abril. Os dois meses subsequentes registraram os maiores índices de registros dos últimos anos.

O diretor da CDL acredita que os registros de inadimplência ainda sejam rescaldo das dívidas contraídas no final do ano, devido a parcelamentos feitos em cinco ou seis vezes. “Esperamos que a partir deste mês a inadimplência comece a cair, já que tivemos dois picos seguidos de mais de 4 mil inserções por mês, em seguida”, declarou.

Segundo Pugas, o consumidor deve se programar muito bem antes de negociar longas parcelas, porque pode haver imprevistos, e assim, falta de pagamento de algum item, acarretando a inserção do nome no cadastro de inadimplentes. “O ideal é fazer a compra à vista, como está cada dia mais difícil ter o dinheiro disponível, quanto menor o parcelamento, menor o risco da inadimplência”, explicou.

Em maio, as exclusões, retiradas de nomes do cadastro do SPC obtiveram crescimento de 19,8%.

Balanço

Até maio, o incremento no número de consultas foi de 3,0% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. O cadastro de devedores teve incremento de 40,3% e de exclusões aumento 8,8%.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88133/visualizar/