Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 24 de Setembro de 2013 às 07:50

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) acaba de aprovar junto a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o primeiro Doutorado Institucional Acadêmico sob a coordenação geral da instituição na área de Estudos Literários. O doutorado em Estudos Literários da Unemat também é o primeiro na área de Letras no estado de Mato Grosso. O programa de pós-graduação Strictu Senso em Estudos Literários a partir de agora conta com os cursos de Mestrado e Doutorado.


 
 
O doutorado na área de Estudos Literários oferecerá duas linhas de pesquisa. “Literatura, história e memória cultural” que propõe o estudo das relações entre os três tópicos e “Literatura e vida social nos países de língua oficial portuguesa” com a proposta de estudo integrado e comparativo das literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa.
 


 
O doutorado aprovado terá uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) até 2018. O corpo docente permanente será composto por nove professores da Unemat e cinco da USP que darão sustentação às atividades do curso que admitirá 10 alunos por ano no campus de Tangará da Serra. A relação entre Unemat e USP nasceu em 1999 através do projeto Minter em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e de lá pra cá foram mais quatro parcerias.


 
 
A Unemat oferece o curso de mestrado em Estudos Literários há três anos, e o curso de doutorado iniciará suas atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2014. Segundo a professora Áurea Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, “Este momento é reflexo do comprometimento da gestão da instituição e da capacitação do grupo de professores envolvidos bem como da consolidação de parcerias, neste caso com o grupo de professores da USP. Este doutorado representa um marco para a instituição e para o Estado que com certeza contribui para o desenvolvimento social, cultural e literário de Mato Grosso.”


 
 
Doutorados em Rede – A Unemat faz parte das redes Bionorte e Reamec, na primeira é oferecido o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, com ênfase na Amazônia e o segundo oferta o doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Mais recentemente a Unemat passou a integrar também a rede Pró-Centro-Oeste através do doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, com ênfase no Cerrado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8859/visualizar/