Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Setembro de 2013 às 17:42
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


O ministro Gilmar Mendes declarou a incompetência do Supremo Tribunal Federal (STF) para o julgamento de uma ação de improbidade administrativa contra o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) e determinou o retorno do processo ao juízo da 5ª vara da Justiça Federal em Mato Grosso.


 
A ação em questão foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o parlamentar em 2002 por suposta utilização de obras públicas para promoção pessoal. E acabou sendo encaminhada ao STF porque Fagundes, na condição de deputado, tem foro perante a Suprema Corte.


 
O processo está no Supremo desde agosto de 2005. Ficou sobrestado até o julgamento de uma reclamação cujo objeto era o “foro especial perante a aplicabilidade da lei de improbidade administrativa (8.492/ 92) aos agentes políticos”. A reclamação foi julgada antes de o ministro mato-grossense Gilmar Mendes assumir a relatoria do caso no STF, em abril de 2010.


 
A Procuradoria Geral da República argumentou que “o processamento da ação de improbidade não se inclui entre as competências atribuídas ao STF, no rol descrito na Constituição Federal”. E recomendou o envio do processo contra Fagundes ao juízo federal em Mato Grosso. 


 
Na decisão proferida nesta semana, Gilmar Mendes considerou ainda que o plenário do STF já se manifestou pela incompetência do Supremo em processos de improbidade contra parlamentares.



Outro lado


 
O deputado federal Wellington Fagundes, por meio da assessoria, afirmou que vai aguardar a notificação da Justiça Federal para se manifestar. "Reafirmo desde já que nunca pratiquei nenhum ato de improbidade e isso será amplamente demonstrado durante a instrução processual", disse, por meio de nota.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9258/visualizar/