Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Setembro de 2013 às 17:24
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


A proposta de emenda à constituição (PEC 31) que permite a atuação de juízes federais nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) é absolutamente inconstitucional na avaliação do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra.


 
O magistrado coordenou semana passada junto com entidades classistas no Senado um forte lobby contra a tramitação da proposta, que é de autoria do senador Pedro Taques (PDT). 


 
Nelson Calandra diz compreender a intenção do parlamentar mato-grossense com esta iniciativa de solucionar conflitos nos estados. No entanto, ele afirma que a PEC fere o artigo 96 da Constituição Federal, segundo o qual qualquer mudança na estrutura organizacional cabe unicamente aos tribunais superiores.


 
“Colocar um juiz federal de primeira instância como corregedor estadual fere a autonomia dos tribunais eleitorais. Qualquer mudança na estrutura organizacional depende de iniciativa de tribunais superiores. Não pode vir do Congresso Nacional”, argumenta.


 
A votação da proposição foi adiada após corpo a corpo comandado pela AMB junto com o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Desembargador Flávio Pascarelli, além de juízes e desembargadores estaduais e eleitorais.


 
A apreciação do texto deve ocorrer na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da próxima quarta-feira (18.9).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9571/visualizar/