Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 07 de Março de 2011 às 08:20

    Imprimir


Os gols se transformaram em artigo de luxo nesta edição do Paulista. Com 11 rodadas disputadas, o Estadual registra sua pior média de tentos desde que o formato com 20 clubes em grupo único foi adotado, em 2005.

Naquele ano, a bola entrou 372 vezes nas 11 primeiras rodadas. Nesta temporada, são 283 tentos no mesmo número de jogos. Ou seja, o torneio perdeu 89 gols, quase um quarto do total.

A média de 2,57 gols por jogo só encontra paralelo na história recente em 2008. Há três anos, o Estadual registrava 2,59 tentos a cada partida ao término da 11ª rodada.

O reflexo disso é que jogos modorrentos, como o empate sem gols entre Palmeiras e Santo André anteontem, estão cada vez mais presentes.

O time do Parque Antarctica, aliás, é responsável direto por três das oito partidas que terminaram em 0 a 0 no Paulista. E olha que sua campanha está longe das piores.

O Palmeiras chegou a liderar o Estadual. Hoje, ocupa a quinta posição. Seu desempenho é todo calcado na defesa, a melhor da competição, com quatro gols sofridos. Mas o ataque deixa a desejar e só marcou 13 vezes em 11 partidas (1,18 a cada jogo).

Mesmo o melhor setor ofensivo da competição não é tão produtivo assim. O Santos já anotou 25 vezes. Na mesma altura do ano passado, a equipe também liderava esse ranking, mas havia marcado quatro gols a mais.

Aquele time, que começou a consagrar a dupla Ganso e Neymar, distribuía placares elásticos a rodo. Anotou 4 a 0 no Rio Branco, 5 a 0 no Prudente e 6 a 3 no Bragantino.

Essa volúpia ajudou o Estadual a ter 13 goleadas nas 11 primeiras rodadas, número que caiu para nove em 2011. Apenas uma vez neste ano, um time conseguiu mais de quatro gols em uma partida --o Americana derrotou o Noroeste por 5 a 1.

Quando questionados sobre a ausência de placares mais elásticos, os técnicos costumam dar respostas semelhantes. Dizem que o campeonato é equilibrado e que é complicado jogar contra quem só não quer perder.

Esse quadro fez de São Paulo o túmulo dos gols no Brasil. Entre os Estaduais que reúnem times da Série A, nenhum tem tantos poucos gols como o Paulista.

O que mais se aproxima é o Paranaense, que tinha 2,69 gols de média até ontem. Na outra ponta do ranking da fartura está o Mineiro, que vê 3,29 gols a cada partida.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99991/visualizar/