Noticias Cidades/Geral
Prefeito Moacir Giacomelli vai receber o Prêmio ANPV-2011- Excelência de Gestão
A qualidade da administração realizada pela gestão do prefeito Moacir Giacomelli (PR), foi selecionada entre os cem melhores administradores públicos do País. O reconhecimento vai se traduzir no prêmio ANPV 2011 –“Excelência de Gestão”, que será entregue no dia 17 de novembro, no Senado Federal, em Brasília. A premiação é realizada anualmente pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vices do Brasil – ANPV, em parceira com a Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice Prefeitos do Brasil – FREMAPREV.
Projeto Parceria Rural/Agricultura qualifica mais de 70 alunos no município de Tesouro
Cerca de 70 pessoas foram capacitadas pelo curso de Operadores de Máquinas Agrícolas, realizado pela primeira vez no município de Tesouro (379 km ao Sul de Cuiabá). A qualificação faz parte do projeto Parceria Rural/ Agricultura, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas).
Governo do Estado sofre derrota no STJ e TJMT e poderá ter de indenizar indústrias em R$ 2 bilhões
O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por unanimidade, deu ganho de causa para a Federação de Indústria do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e considerou ilegal e inconstitucional a lei estadual 7.098/98, cujos dispositivos determinavam, entre outras coisas, a incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos destinados à exportação.
Julgamento terá início nesta terça-feira (18), dez anos após a morte do chefe da Funai
Cacique que degolou chefe da Funai vai a julgamento
Dez anos depois, será levado a Júri popular o cacique Marvel Tsowoon Xavante, da aldeia Tritopa, em Mato Grosso, acusado de ter assassinado o chefe da Federação Nacional do Índio (Funai) de Água Boa (730 km de Cuiabá), Floriano Márcio Guimarães.
Aviso prévio de 90 dias é inviável para empregado e empregador
A Lei no 12.506, de 11 de outubro de 2011, que aumenta para até 90 dias o tempo de concessão do aviso prévio nas demissões sem justa causa, entrou em vigor nesta quinta-feira (13). A Lei foi sancionada sem vetos pela presidente da República, Dilma Rousseff. De acordo com a nova legislação, o prazo do aviso prévio deve aumentar proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Devem ser acrescidos 3 dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, totalizando 90 dias.
MT tem redução de 73% no número de focos de calor, aponta estudo
O número de focos de calor em Mato Grosso reduziu 73,89% durante o período proibitivo de 1º de julho a 15 de outubro de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço do Centro Integrado de Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) foi divulgado na tarde desta segunda-feira (17). Ainda conforme os dados do estudo, durante os três meses deste ano foram registrados 238.636 focos, enquanto no passado os satélites detectaram 62.310 focos.
Cacique Xavante vai a júri acusado de degolar chefe da Funai em MT
O juiz da 5ª Vara Federal, José Pires da Cunha, realiza nesta terça-feira (18) o júri popular do índio Marvel Tsowonn Xavante, acusado de matar o chefe do posto da Funai de Água Boa (730 km de Cuiabá), Floriano Márcio Vieira Guimarães, em setembro de 2001, durante uma demarcação de terras.
Silval lança campanha de desarmamento no Estado
Os moradores do bairro Pedregal prestigiaram na segunda-feira (17) o lançamento da etapa estadual da Campanha do Desarmamento 2011. A solenidade aconteceu na Base Comunitária do bairro e contou com a participação de autoridades, moradores e jovens participantes do projeto Rede Cidadã.
56% dos cuiabanos são contra a união de pessoas do mesmo sexo
Mais da metade da população de Cuiabá é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, revela pesquisa feita pelo instituto Mark, em parceria com o RDNews, na última quarta (12), com 511 entrevistas. Dos que emitiram opinião, 56% disseram não concordar com o casamento de pessoas do mesmo sexo, enquanto 36,4% declararam ser favoráveis. Outros 7,6% não souberam responder.
Dois réus foram condenados hoje por júri popular
Terminou na madrugada desta terça-feira (18), depois de 17 horas, a terceira sessão de julgamento do caso que ficou internacionalmente conhecido como "Chacina de Matupá".