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Domingo - 29 de Dezembro de 2013 às 03:46

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Com nove obras inauguradas neste ano, restará ao governo de Mato Grosso concluir 47 projetos para a Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no primeiro semestre de 2014, antes do evento. Nos primeiros dias do ano que vem, devem ser inauguradas três obras, sendo elas os viadutos da Sefaz, na Avenida do CPA, e da MT-040, mais conhecida como Rodovia Palmiro Paes de Barros, além da duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, conforme a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).


 
 
A maioria das principais obras idealizadas para a Copa deve ficar pronta até abril, com exceção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Pelo planejamento da Secopa, devem ser inauguradas a Arena Pantanal, onde fica o estádio que abrigará os jogos, bem como as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e as trincheiras Verdão e Santa Rosa, em Cuiabá.
 


 
Antes prevista para ser entregue até dezembro deste ano, a Arena Pantanal deve ser inaugurada em fevereiro. O complexo possui uma área de 300 mil metros quadrados, com capacidade de 41.390 lugares nas arquibancadas e 90 camarotes com estrutura para acomodar até 1.624 pessoas. Também deve contar com um estacionamento para 2.831 carros.
 


 
Já em março deve ser liberado para o tráfego de veículos o viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, enquanto as obras do aeroporto devem ficar prontas em abril. Porém, a previsão de inauguração era março. Com as intervenções, o terminal deverá ter condições de atender até 5 milhões de passageiros ao ano.
 


 
Mesmo com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões, sendo que a maior parte do governo federal, o aeroporto de Várzea Grante ainda deverá ser o pior entre os 15 terminais que devem atender a demanda da Copa de 2014. É o que mostrou uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, divulgada em maio deste ano.


 
 
Considerada a maior obra de mobilidade urbana para a Copa na capital, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), licitada pelo montante de R$ 1,4 bilhão, deve ser entregue parcialmente. Até o evento deve ser implantado o eixo principal dos trilhos, de 15 km, ligando o aeroporto à região do CPA, em Cuiabá. A instalação do segundo eixo, de 7,2 km de trilhos do Centro de Cuiabá à região do Coxipó, de ficar para depois da Copa, como o próprio governador Silval Barbosa (PMDB) já admitiu.
 


 
O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, 15 de Novembro, (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa e Feb, em Várzea Grande. Para a instalação do VLT, estão sendo construídas quatro trincheiras, cinco viadutos, três pontes, sendo duas sobre o Rio Coxipó e uma sobre o Rio Cuiabá.


 

Inaugurações
 


 
A previsão do governo do estado era entregar 12 obras até o final deste ano. De quatro viadutos, por exemplo, dois foram inaugurados.Tratam-se dos viadutos do Despraiado e da UFMT, restando os da MT-040 e da Sefaz. Todos os viadutos são concluídos com atrasos. A inauguração da obra de duplicação da Avenida Juliano Costa Marques também foi adiada para 2014, apesar de já estar em uso.
 


 
Neste ano, além dos dois viadutos, foram entregues ainda a trincheira Ciríaco Cândia, a duplicação da Ponte Mário Andreazza, sobre o Rio Cuiabá; ponte interligando a Rua Antônio Dorilêo com a Avenida Beira Rio, no bairro Coophema; obras de pavimentação de 2,5 km de uma rua interligando a Rua Antônio Dorilêo com a Beira Rio e da Rua Camburiú, no Parque Geórgia, à rua de acesso à MT-040, mais conhecida como Rodovia Palmiro Paes de Barros, além de uma ponte sobre o Rio Coxipó, ligando o entroncamento da Rua Eucaliptos com a Avenida Arquimedes Pereira Lima e as obras de prolongamento da Rua Eucaliptos, no bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá.


 
As dívidas contraídas para a execução de projetos visando a Copa em Cuiabá devem ser quitadas até 2040. Alguns empréstimos foram parcelados pelo período de 30 anos.




Fonte: Do G1

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