Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Março de 2011 às 22:23

    Imprimir


O vice-chanceler líbio Khaled Kaim indicou nesta sexta-feira que as tropas do regime do ditador Muammar Gaddafi retomaram o controle da cidade de Ras Lanuf, horas após os rebeldes terem afirmado que a localidade estava sob seu poder.

"O governo a controla... Em Ras Lanuf, tudo está calmo", disse a repórteres. No entanto, a posição do governo é conflitante com os relatos dos rebeldes, que ainda na tarde desta sexta-feira disseram à Reuters por telefone estarem no controle da cidade produtora de petróleo no leste da Líbia.

Ras Lanuf, a 600 quilômetros de Trípoli, abriga um importante terminal de produção petrolífera e mais cedo os rebeldes apelaram para que forças aéreas estrangeiras criem uma zona de exclusão aérea após três dias de ataques de aviões do governo.

"Vitória ou morte! Não iremos parar até que liberemos todo esse país", Mustafa Abdel Jalil, chefe do rebelde Conselho Nacional Líbio, afirmou a partidários da revolta, que já dura duas semanas.

Ahmed Jabreel, um auxiliar de Jalil, afirmou que se houver qualquer negociação, "será sobre uma única coisa-- quando Gaddafi irá deixar o país ou renunciar para que possamos salvar vidas. Não há nada mais para negociar".

RELATOS CONFLITANTES

Mais cedo um repórter da France Presse disse ter visto rebeldes posicionados do lado de fora do complexo Harouge Oil Operations, no quartel militar e na delegacia de polícia, mas não foi possível confirmar imediatamente se a área estava sob controle total da oposição, em meio aos violentos confrontos com forças leais a Gaddafi.

"Nós tomamos seus quartéis. A área residencial está sendo vasculhada agora para encontrar remanescentes (das forças de Gaddafi)", afirmou o rebelde Suleh Sultan.

No exterior dos quartéis, dezenas de carros estavam estacionados na estrada enquanto os rebeldes, que avançaram pela cidade a partir do leste nesta sexta-feira, disparavam para o alto em comemoração.

"Eles fugiram como coelhos. Quando nós avançamos inicialmente, eles nos atingiram com mísseis Grad e armas pesadas. Mas nós insistimos porque sabemos que eles são ratos", relatou o opositor Abdul Salan






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100060/visualizar/