Cheia arrasta ponte de madeira no interior do MT
A cheia do rio Aripuanã arrastou parte de uma ponte de madeira que era a única ligação entre o município de Colniza e a localidade de Guariba (no extremo noroeste de Mato Grosso, a 1.065 km de Cuiabá).
Inaugurada em 2004 na MT-206, a estrutura de 276 m de extensão era apontada pelo governo do Estado como "a maior ponte de madeira da América do Sul".
Em nota, a secretaria de Transportes anunciou medidas para "garantir que a população não fique ilhada". Mais de 2.000 famílias vivem na localidade.
"[A secretaria] Já providenciou um barco para atender a localidade que teve a ponte levada pela força da água do rio Aripuanã, que chegou a encobrir a estrutura", diz a nota. O barco começará a operar a partir de segunda-feira (7).
"Essa medida garante o abastecimento de Colniza e Guariba, além do trânsito de pedestres e motocicletas. A população contará com a prestação gratuita desses serviços."
A secretaria anunciou, ainda, o restabelecimento em até 60 dias do serviço de translado por balsa --que funcionava no local até a inauguração da ponte.
"A exploração foi concedida à mesma empresa privada que realizava o serviço na época. A secretaria disponibilizará as três carretas e um trator de esteira necessários para o traslado da balsa até o rio Aripuanã."
Comentários