Governo apresenta plano de segurança para Carnaval em Chapada dos Guimarães
Chapada dos Guimarães, MT - Promover a segurança pública e consequentemente o bem-estar da população para que o Carnaval seja uma festa onde a folia não perca o seu real sentido. Para isso, o vice-governador de Mato Grosso, Francisco Daltro, e o secretário de Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, estiveram no município de Chapada dos Guimarães, na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (03.03) para apresentar o Plano Estratégico de Segurança para a Operação Carnaval 2011 na cidade.
O prefeito Flávio Daltro destacou que o tema (segurança pública) é de fundamental relevância e que vem sendo debatido no município juntamente com a sociedade e autoridades locais, em consonância com o Governo do Estado. “Hoje temos aqui uma grande oportunidade para avançarmos numa discussão técnica onde o Governo do Estado, por meio do governador Silval Barbosa, tem se empenhado muito para nos ajudar”, mencionou o prefeito falando que a reunião que ora acontecia era um fato inédito no município, principalmente pelo número de autoridades e representantes dos Poderes ali reunidos.
Conforme lembrou o secretário Diógenes Curado, a sociedade chapadense já vem se reunindo e discutindo preocupações pertinentes ao setor de segurança para Chapada dos Guimarães, bem como ações estratégicas como forma de melhorar a vida da população e dos muitos turistas que por ali passam. “Alguns fatores externos fazem de Chapada um município que precisa de um olhar diferenciado, já que com o turismo e a Copa de 2014 o número de turistas crescerá muito e vai trazer um público diferenciado do que se tem hoje”, comentou.
Curado ressaltou a responsabilidade com que a Segurança Pública vê o Carnaval em Mato Grosso e, por isso haverá a força máxima das unidades de segurança no Estado para que “todos possam se divertir e que o folião brinque com responsabilidade e dê sua parcela de contribuição”, recomendou.
ENTENDIMENTO
O vice-governador falou da compreensão do governador Silval Barbosa em relação à diferenciação ao município de Chapada, principalmente porque por meio de shows e de eventos de manifestações culturais levam mais pessoas e, consequentemente, a ações diferenciadas na região por parte do Governo do Estado. “O apoio da prefeitura com o Legislativo e Judiciário possibilitará atingir um índice positivo nos números do Carnaval esse ano. Nos avanços do Estado, Chapada dos Guimarães está inclusa, merecendo investimentos em todas as áreas”, disse Chico Daltro.
A parceria entre os governos estadual e municipal foi destacada pelo vice-governador, que de acordo com ele, resulta em planejamentos para que aconteçam resultados positivos. “É essa a busca do caminho do desenvolvimento e essa preparação de hoje mostra o compromisso do Governo e a integração da parceria que se dá de forma intensa, o que fortalece as ações".
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, informou que 100% do efetivo da Polícia Militar estará nas ruas durante o Carnaval, espalhados pelos 170 pontos de festa em Mato Grosso. “Dentro desses municípios onde ocorrerão o Carnaval de rua, existem lugares que precisam de cuidados especiais, onde os eventos são mais fortes e a concentração de pessoas é maior, como é o caso de Santo Antonio de Leverger, Livramento de Chapada dos Guimarães”. O coronel informou ainda que, além do policiamento no município, será realizado o sistema de comboio, tanto na ida, quanto na volta do trajeto à cidade.
O efetivo da Polícia Militar empregado em Chapada dos Guimarães será de 16 homens todos os dias, além do apoio da Rotam mais batalhões, como rodoviário, que farão a vistoria nos postos de policiamento, inibindo a entrada de armas na cidade, o que resulta num número total de 56 policiais em todos os dias de Carnaval.
O coronel explicou ainda que haverá a possibilidade de fazer remanejamento do número de efetivos de uma cidade para outra de acordo com a necessidade e número de pessoas. “A maior característica do nosso planejamento, que está sendo feito há mais de 30 dias, é a flexibilidade. Vamos fazer um policiamento padrão na região de Chapada dos Guimarães”, concluiu o comandante geral da PM.
Já o diretor metropolitano da Polícia Judiciária Civil (PJC), Marcos Veloso, explicou a ação que será executada em Chapada dos Guimarães, que já possui um efetivo regular e será aumentado nesse período, contando com cinco delegados, 10 escrivães e 40 investigadores do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), atuando principalmente na rodoviária de Cuiabá, vistoriando ônibus, para inibir o transporte de droga até Chapada dos Guimarães. “As ações serão executados pela Polícia Civil ao longo do trajeto a partir de Cuiabá”, disse Veloso informando que a Politec designou uma equipe de perícia reforçando o quadro de plantão e que os serviços começarão na região a partir desta sexta-feira (04.03). “Pela peculiaridade do público o serviço tem que ser diferenciado”, ressaltou.
Todos os serviços funcionarão 24 horas por dia, conforme o diretor metropolitano da PJC, atendendo ao pedido do secretário Diógenes Curado, com um planejamento integrado de ação entre a Polícia Militar e Judiciária Civil. “A parceria entre o Estado e Município, juntamente com a população vai contribuir para um Carnaval de muita paz e alegria”.
O Corpo de Bombeiros Militar também realizará trabalho em conjunto, visando, segundo o comandante João Rainho Jr, a prevenção de acidentes e atendimento à população, baseados na determinação de se fazer um planejamento forte. “Houveram reuniões com relação às vistorias e orientações quanto ao fogo e ao pânico”, disse Rainho falando ainda sobre as unidades de socorre e resgate que estarão presentes em Chapada dos Guimarães, além de equipes de panfletagem, fazendo o trabalho preventivo.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
O promotor do município, César Daniel, enfatizou que a reunião é um marco e uma deferência do Governo do Estado para com Chapada, que segundo ele deve ser olhada de dentro para fora. “Daí a importância de uma ação estratégica como essa. É isso o que o Governo do Estado está fazendo para garantir a segurança de todos que vierem a Chapada. Queremos trabalhar de forma integrativa para exaltar o lado cultural e preservar a integridade física de todos”, comentou, falando das medidas adotadas também pelo Ministério Pública para o bom desenrolar das comemorações referentes ao Carnaval, como o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a não comercialização de vasilhames de vidro, a fiscalização dos menores de 16 anos nas festas, reuniões com Conselhos Tutelares, respeito à meia entrada, entre outros.
Estiveram presentes ainda na apresentação do plano estratégico de segurança, a secretária de Saúde e vereadora do município, Rosa Maria Blanco Manzano, o presidente da Câmara Municipal de Chapada, vereador Cabo Adão, representantes do Conselho Tutelar, além de autoridades políticas de Chapada dos Guimarães, policiais civis e militares e sociedade em geral.
Comentários