Repórter News - reporternews.com.br
Derrubada de árvores causa revolta
Os protestos contra o corte de árvores sombreiras e frutíferas às margens do córrego Mané Pinto, na avenida 8 de Abril, região do Porto, estão mobilizando dezenas de pessoas e chamando a atenção nas redes sociais.
Ao longo dessa via, onde estão sendo executadas obras de mobilidade da Copa de 2014, diversas árvores foram cortadas nos últimos dias. Muitas delas no trecho entre as ruas Barão de Melgaço e 13 de junho, próximo ao Mercado do Porto.
Pelas que foram ao chão, nada mais se pode fazer, a não ser criticar o protestar sobre a ação dos órgãos e empresas responsáveis pelo planejamento e execução das obras. A preocupação maior agora são as árvores que ainda estão de pé, embelezando a cidade e oferecendo sombra. Como o Ipê branco florido que vem encantando quem trafega pela mesma avenida, próximo ao residencial 8 de Abril.
Na comunidade “Não Reclame Do Calor Plante Uma Flor/Quem planta árvore colhe sombra”, no Faceboock, os participantes defendem a preservação desse Ipê e criticam a retirada de árvores da mesma e de outras espécies.
O argumento de que as raízes das plantas estão estourando as calçadas não é aceito pelos ambientalistas dessa comunidade. Desde que plantem em orifícios maiores e com maior espaçamento fixarão melhor no solo. A bióloga Ruth Albernaz, uma das fundadoras da comunidade na rede social, reclama que Cuiabá precisa de um planejamento que inclua e não que exclua árvores.
As árvores da avenida Tancredo Neves, por onde passa o córrego do Barbado, para onde também estão previstas obras da Copa de 2014, também a preocupam. Entre as avenidas Fernando Correa e a Carmindo de Campos há diversos Ipês floridos e dezenas de outras plantas.
Ela e outros integrantes do grupo trabalham com plantio, produção de mudas e sensibilização sobre a importância da arborização para o clima. Cuiabá, diz a bióloga, tem 30% de suas ruas arborizadas. Daí a importância de cada morador plantar e cuidar de pelo menos uma árvore em sua calçada.
A Secretaria da Copa (Secopa), por meio da assessoria, comunicou que está levantando informações junto à equipe ambiental para se posicionar sobre as reclamações, o que deve ocorrer ainda hoje.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10038/visualizar/
Comentários