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Quarta - 02 de Março de 2011 às 17:11

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A fila de caminhões que transportam grãos até o porto de Paranaguá (PR) chegou nesta quarta-feira à tarde a 32 km de extensão no acostamento da BR-277, rodovia que liga o interior do Estado ao terminal marítimo.

A espera para descarregar um caminhão em Paranaguá, que concentra o maior terminal de escoamento de grãos do país, chega em média a 20 horas.

Desde segunda-feira, quando o período de escoamento da safra ficou mais acentuado, a fila de caminhões persiste, mas sem repetir ainda os aglomerados de cerca de 100 km de extensão, até Curitiba, observados até o começo da década passada.

De acordo com a direção do porto, a fila permanece porque operadores não estão respeitando o cadastro online de escoamento.

O sistema informatizado define a data do carregamento no navio, mas, segundo a administração portuária, há empresas que preferem mandar antes os caminhões a Paranaguá.

A direção explica que assim não há como garantir espaço para todos os veículos no pátio de triagem do porto, que tem espaço para 1.500 carretas.

Sem poder entrar no pátio, os caminhoneiros precisam ficar no acostamento da rodovia à espera de vaga no pátio de triagem.

Outro fator apontado para o acúmulo de caminhões no acostamento da rodovia é uma safra recorde de quase 14 milhões de toneladas de soja colhidas no ano passado.

Só em janeiro, de acordo com dados oficiais da APPA (Administração dos Portos de Paranguá e Antonina), houve registro de aumento de 60% nas exportações de grãos pelo porto.






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