Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Março de 2011 às 15:57

    Imprimir


Construído na administração do então prefeito Silval Barbosa, hoje governador do Estado, o Centro Público de Formação Profissionalizante e Escola Agro técnica de Matupá foi inaugurado, em 04 de Julho de 1996, pelo então governador Dante Martins de Oliveira.

 Na época uma das grandes obras da administração que anunciava a instalação no local de uma escola agrícola. Ao longo do tempo o prédio ficou abandonado e sem utilização por parte da Prefeitura ou algumas de suas Secretarias.

 O terreno como foi doado pela Agropecuária do Cachimbo S/A. Uma área de aproximadamente 135 Hectares. Os recursos provenientes do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, Governo Federal, Através do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contra partida da Prefeitura Municipal.

 Na época foi criada ainda a Associação para o Desenvolvimento do Ensino Agrícola de Matupá (Ademapa), que tempos depois deixou de existir uma vez que a escola Agrícola não foi instalada, conforme havia prometida a administração municipal.

 Na administração do prefeito Sergio Muniz (Serjão), o local ainda estava em completo abandono. Em 1999, o então governador Dante de Oliveira,criou o Programa Xané, dirigido principalmente a crianças carentes, Serjão resolveu instalar naquele local o programa que emprestou o nome ao prédio.

 Com a mudança de governo em 2003, o programa Xané deixou de existir, mas se tornou a menina dos olhos do então prefeito Valter Miotto, que resolveu manter o programa com recursos da Prefeitura , o programa passou a chamar-se Projeto Aplauso. Lá foram mantidos todos os funcionários que estavam já na época do Serjão e a escola atendia aproximadamente 150 alunos filhos de famílias carente do município, as crianças eram atendidas em horário integral.

 Valtinho manteve a escola com recursos próprios e de convênios com o estado através do Projeto Aplauso por todo o seu mandato. Aliado a ele estavam os professores e diretores da escola que se desdobravam no trabalho, criando projetos e oficinas acompanhando a grade curricular despertando nas crianças à vontade em apreender e alegria enquanto estavam fora de casa.

 Para o Projeto Xané, como ainda é conhecido, os professores, diretores e amigos da escola elaboravam projetos que dotaram a escola de infraestrutura como laboratório de informática, adquirido pela administração na época  o melhor laboratório do município, cerca de 15 computadores.

 Ali estudavam mais de 200 alunos e a previsão era a de que esse número seria ainda maior com decorrer dos anos. Esses alunos eram filhos de famílias carentes, em muitos casos criados apenas pelas mães, pelo pai ou mesmo pelos avos e em muitos casos a alimentação que tinham diariamente era somente na escola. Os professores que lá atuavam disseram que eles tinham projetos elaborados que daria sustentação à escola através de parceria com o comercio local.

 Há cerca de pouco mais de um ano a escola foi fechada e o projeto Xané foi extinto, deixando centenas de crianças abandonadas nas ruas da cidade, já que em sua maioria seus pais têm que trabalhar para manter o sustento da casa. Essas crianças correm ainda o risco de ser adotado por algum traficante ou mesmo ser aliciada por pedófilos, já que buscam as ruas preencher o tempo vago enquanto seus pais estão trabalhando.

Aliado ao abandono das crianças vem o abandono do local onde a escola funcionava. Livros e materiais didáticos estão se estragando nas prateleiras da biblioteca e das antigas salas de aula. O laboratório de informática, marcenaria, mais de 20 violões para aulas de música além de outros materiais de apoio.

 A cozinha que contava com equipamentos industriais, a oficina onde funcionava a padaria totalmente equipada, a cozinha onde os alunos apreendiam arte culinária esta sendo corroído pela ferrugem, mas apenas os equipamentos que sobraram, pois alguns já desapareceram ninguém conhece o paradeiro. Nesta padaria eram feito pães e outras guloseimas que atendiam o projeto Xané e outras escolas do município ate mesmo das glebas.

A estrutura construída a mais de quinze anos vem se deteriorando com as intempéries do tempo e sendo tomada pelo mato que cerca a área da escola. Cobras e outros animais peçonhentos já foram encontrados dentro de salas e banheiros. Colocando em risco pessoas que por ali transitam e trabalham.

O principio do fechamento da escola dizia-se da abertura de uma faculdade no local, o que não deu certo, pois o prédio não apresenta estrutura para abrigar um campus Universitário.

 A população esperava que o poder legislativo tomasse alguma providencia, já que foram eleitos pelo povo, e na época de campanha, na “pedição” de votos, era unânime a promessa de que o projeto continuaria eleito lutariam para tal. A estrutura pode se desgastar, mas para onde foram os equipamentos? Resta ao Poder Legislativo fiscalizar.






Comentários (1) Faça um comentário

  • Vitoria Barbosa Schaffer
    Entrada da Três Avenida Principal, União do Norte Mt - MT vitoriaschaffer4@gmail.com
    A muito tempo achei que que era apenas um sonho mais agora vi que não era se tratava de uma realidade da minha infância que vivi sobre este colégio que estudei quando era uma menina de uns 6 anos as lembranças ficaram e ador do colégio ter fechado é grande neste colégio antigo existia magia que toda criança sonhava .Lá tinha uma professora que hoje não me lembro do nome dela ela contava estórias de fadas do dente etc aminha turma que era todos pequenos acreditava nas fantasias das palavras era uma professora carinhosa com todos .Outra sala de aula que tinha também que ficou na minhas lembranças e chamo de sala do artesanato lá nois aprendia aresiclar coisas que para nois era apenas lixos e essa professora ensinava com amor arresiclar e ficava maravilhoso cada artesanato que nois fazia . Outra sala que lembro era a sala do sono todo mundo tinha que dormir para ganhar presente não tinha um que ficava acordado tinha várias salas sala de caratê sala dos computador e não posso deixar de lembrar o professor de educação física resumindo aquela escola foi a escola que eu mais adimirei de todas que eu estudei não aproveitei muito por que feixaram. Mais a saudades dos colegas e dos professores que amava seu trabalho de ensinar os filhos dos outros era fasinante nunca vai existir outra escola igual a quela para mim.hoje estou com 20 ano a tempo passou muito rápido e a escola vai sendo esquecido para muito se eu podesse ver como está hoje em dia seria um sonho realizado pois lembro de cada detalhe das brincadeiras das aulas e outras atividade que tinha na escola

    Terça - 07 de Janeiro de 2020 às 14:09h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100404/visualizar/