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Quarta - 02 de Março de 2011 às 14:30
Por: CAROLINA HOLLAND

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SMTU indicou 87 pontos para instalação; projeto é agora avaliado por Planejamento para viabilidade
SMTU indicou 87 pontos para instalação; projeto é agora avaliado por Planejamento para viabilidade

Prevista inicialmente para março, a instalação dos radares eletrônicos nas ruas de Cuiabá deverá levar no mínimo mais dois meses para ser feita. O estudo da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU) que sugere a quantidade de radares e os locais onde serão instalados está na Secretaria Municipal de Planejamento. Não há previsão de quando o edital para escolher a empresa responsável pelo serviço será publicado.

O estudo da SMTU foi baseado em estatísticas da Polícia Militar sobre acidentes de trânsito ocorridos em Cuiabá nos anos de 2008 e 2009. Conforme o levantamento, as três avenidas com maior número de acidentes nos períodos citados foram Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). As três vias também foram as que mais registraram atropelamentos na Capital. “O levantamento dos lugares onde há mais necessidade de radares foi encaminhado para a Secretaria de Planejamento em dezembro”, disse o titular da Secretaria de Trânsito e Transporte, Edivá Alves. O secretário informou que o Planejamento vai analisar o que é viável dentro do que foi sugerido.

A SMTU sugeriu a instalação de 87 equipamentos nas avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Tenente Coronel Duarte, Isaac Povoas, Getúlio Vargas, das Torres, Mato Grosso, Beira-Rio, Arquimedes Pereira Lima, Antártica, República do Líbano, Marechal Deodoro, Presidente Marques, Lava-Pés e no cruzamento da rua Pernambuco com avenida Brasil, no CPA II.

O estudo sugeriu três tipos diferentes de equipamentos: radar fixo, “furão” (colocado nos semáforos) e lombadas eletrônicas. O furão vai denunciar os motoristas que furam os sinais vermelhos; o radar vai acusar o limite máximo de velocidade permitido e a lombada vai determinar a velocidade em determinados locais. “Há ruas em que a velocidade média é de 60km/h, mas há trechos em que o motorista não deverá ultrapassar 40km/h, por isso a lombada será instalada”, explicou o assessor técnico da SMTU, Joedson Pinheiro. Devido ao alto índice de acidentes nos cruzamentos da cidade, a SMTU sugeriu que o furão seja o equipamento instalado em maior quantidade.

Em relação ao tipo de acordo que a prefeitura pretende firmar com a empresa escolhida para a aceitação, Pinheiro informou que o Executivo quer fechar contrato com valores fixos para ser pagos, independentemente do número de multas. “Ou seja, um modelo diferente do que foi adotado anteriormente, quando as empresas recebiam a mais, de acordo com a quantidade de motoristas multados”, afirmou.

A reportagem ligou no celular da secretária de Planejamento de Cuiabá, Karla Regina Lavratti, mas ela não atendeu as ligações. Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura também não retornou a ligação da reportagem.





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