Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Março de 2011 às 13:05

    Imprimir


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está considerando abandonar o objetivo de conseguir um acordo de paz definitivo com os palestinos e limitar-se a buscar um pacto interino que leve à criação de um Estado palestino com fronteiras temporárias.

"Os palestinos não estão prontos para alcançar um acordo final que acabe com o conflito" declarou uma fonte do escritório do chefe do Governo israelense ao jornal "Haaretz", que assegurou que Netanyahu está estudando mudar sua estratégia.

A instabilidade política na região e a estagnação do processo de paz com mediação dos Estados Unidos desde setembro são alguns dos motivos que poderiam levar Netanyahu a desistir de buscar um acordo que fixe definitivamente as fronteiras do futuro Estado palestino.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, mostrou-se a favor desta estratégia, pois acredita que não é possível alcançar um acordo completo.

No ano passado, ele propôs um acordo interino que crie um Estado palestino em 45% da Cisjordânia.

No entanto, a emissora "Voz da Palestina" informou que o secretário-geral do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabbo, rejeitou a ideia de buscar um acordo interino.

"Qualquer acordo de paz deve incluir todos os assuntos para o status permanente", disse Rabbo, quem acrescentou que o que os palestinos querem "é o fim da ocupação israelense" e "uma solução justa para a causa dos refugiados".

Rabbo acrescentou que "não haverá conversas com os israelenses antes de eles aceitarem um acordo final em todos os assuntos centrais, entre eles refugiados, assentamentos, água, segurança, e o estabelecimento de um Estado palestino com Jerusalém Oriental como sua capital.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100432/visualizar/