Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2011 às 13:40

    Imprimir


Moradores das cidades ocidentais líbias de Zawiya e Nalut, controladas pela oposição, temem que os partidários de Muammar Kadafi tentem recuperar essas localidades e dizem estar dispostos a defendê-las com suas armas.

"Não há luta atualmente, mas o povo está se preparando para outro confronto", disse Adel, morador de Nalut, em declarações por telefone à emissora "Al Jazeera".

Adel explicou que na noite de segunda-feira um total de 25 veículos transportando civis e soldados do Exército tentaram entrar na cidade - a cerca de 300 quilômetros ao sudoeste de Trípoli - gritando frases a favor do regime.

Por sua vez, o jornalista Ahmed al Zawi, que falou com "Al Jazeera" de Zawiya, a 50 quilômetros ao oeste de Trípoli, também disse que a população está pronta para rejeitar uma possível tentativa de partidários de Kadafi de recuperar a cidade.

"Estamos preparados. Sempre dizíamos que não tínhamos armas, mas agora, tendo armas em nossas mãos, quem entrar na cidade se condenará à destruição", acrescentou.

Além disso, denunciou que existem notícias de que partidários de Kadafi estão proibindo a entrada de veículos que transportam alimentos em Zawiya, mas assegurou que, a princípio, eles não temem um desabastecimento.

Enquanto isso, na cidade de Misrata, a cerca de 200 quilômetros ao leste de Trípoli, um porta-voz da coalizão da revolução de 17 de Fevereiro disse à mesma emissora que as forças de Kadafi "sequestraram mais de 60 pessoas" na cidade.

Grande parte do oriente da Líbia está em poder das forças da oposição, que também controlam algumas regiões situadas ao oeste da capital, enquanto Kadafi e seus partidários se mantêm fortes em Trípoli e em outras duas cidades, entre elas Sirte, a localidade natal do líder líbio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100569/visualizar/