Volume de abates de bovinos aumenta 13% em Mato Grosso
Assim como o mês de julho de 2013 – quando Mato Grosso fez o maior abate da história, para um período de um mês: 563 mil bovinos -, agosto também registrou bom volume de bois enviados aos frigoríficos: 549,5 mil cabeças.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume enviado para o gancho no oitavo mês de 2013, apesar de representar queda de 2,4% ante o mês de julho, é 13,3% maior que a quantidade de animais abatidos no Estado, se comparado a agosto de 2012, quando foram abatidas 485 mil cabeças.
O aumento na comparação anual revela uma oferta maior de gado pronto para abate em 2013. “No acumulado de 2013, Mato Grosso soma um abate de 4,03 milhões de cabeças, o que representa um aumento de 10,1% ante o volume acumulado até agosto de 2012 (3,65 milhões de cabeças)”, diz o Imea.
Outro registro feito em agosto passado é que a tendência de menor abate de fêmeas persiste, resultando em uma participação de 41,8% de fêmeas e 58,2% de machos. É o menor volume de abate de fêmeas no ano e o índice de agosto se aproxima dos 40% registrados entre setembro e dezembro de 2012.
Outra constatação possível para o mês passado é a de uma demanda ajustada à oferta, já que, mesmo com um volume elevado de gado entregue, não foi verificada pressão nos preços do mercado mato-grossense.
“Entretanto, para os próximos meses, o cenário tende a mudar, já que a oferta não deve permanecer nos níveis atuais e, na outra ponta da cadeia, a demanda deve aumentar, impulsionando os preços do boi gordo”, pontua o boletim da bovinocultura.
Comentários