Rio de Janeiro comemora 446 anos de fundação com shows
Para comemorar os 446 anos da cidade, a Prefeitura do Rio programou shows no centro e na zona norte, nesta terça-feira. Cariocas e turistas vão conferir o repertório especial com Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, Monobloco e a banda Calçadão Carioca, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão (zona norte).
De acordo com a Riotur, a banda Calçadão Carioca vai abrir as comemorações, às 18h10 com músicas nacionais e internacionais das décadas de 80 e 90. Em seguida, sobe ao palco o cantor e compositor Martinho da Vila levando ao público os clássicos do samba, seguido pelos Paralamas do Sucesso. O final do evento fica por conta do Monobloco, para dar o tom do Carnaval carioca.
Mais cedo, às 12h, três atrações se apresentam na Cinelândia, centro do Rio, num palco montado na praça Marechal Floriano. Estão previstos shows do grupo Os Matutos, da Escola Portátil de Música, que nasceu em 2002; da cantora de samba Luiza Donizio, às 13h30; e da Orquestra Tabajara, às 18h.
CRISTO REDENTOR
A nova iluminação do Cristo Redentor será inaugurada por volta de 19h30. Durante cerimônia que começa às 18h, no Palácio Laranjeiras, o Arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, acionará, por meio de um celular, as novas luzes do monumento. E, na mesma ocasião, vai anunciar o cronograma das comemorações pelos 80 anos do símbolo, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A nova iluminação, ponto de partida para as comemorações, conta com 300 projetores de LED de última geração, que devem reduzir os gastos do monumento. O antigo sistema tinha consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos. Agora, será equivalente a dois chuveiros.
Além disso, o sistema permite flexibilidade no gerenciamento da luz. Cada projetor pode ser controlado de forma individual, com relação às cores e à intensidade.
RUAS INTERDITADAS
A Prefeitura do Rio informou em nota que até as 16h trechos da avenida Nilo Peçanha e das ruas da Carioca e Assembleia ficarão interditados.
Durante o fechamento das vias, os pontos de ônibus da avenida Nilo Peçanha, entre a avenida Rio Branco e a rua da Carioca, serão transferidos para a avenida Rio Branco, no lado direito, do trecho entre a rua da Assembleia e a avenida Nilo Peçanha.
As interdições atendem a um pedido da Sociedade de Amigos da Rua da Carioca, que promove tradicionalmente o evento no Largo da Carioca (centro). Esse ano, a festa terá apresentação de bandas a partir das 11h. Ao meio dia, o arcebispo do Rio, Dom Orani conduzirá a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio, e fará a benção. Em seguida, será cortado o bolo de dez metros de comprimento e distribuído aos presentes.
Comentários